Logo da CBIC
10/06/2022

Vinícius Benevides apresenta aplicação do ESG em Infraestrutura

O conceito ESG (Environmental, social and Governance) aplicado à infraestrutura foi apresentado pelo membro da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC), Vinícius Benevides, no dia 09/06, durante a Paving Conference, que integra o Congresso Brasileiro de Construção e Infraestrutura. A apresentação ocorreu por ocasião do painel Tecnologia e Sustentabilidade na Construção.

Benevides, que também é vice-presidente do Sinduscon-Rio e diretor da Dimensional Engenharia, expôs as ações relacionadas ao ESG que a empresa tem incorporado em seus processos e procedimentos. Ainda neste contexto de sustentabilidade, o executivo apresentou a jornada que a construtora fez rumo à neutralidade de carbono, mostrando como foram adotadas as ações necessárias para inventariar e neutralizar as emissões de gás de efeito estufa, desde 2020.

Além disso, apresentou um trabalho sobre misturas asfálticas mornas (Warm Mix Asphalt), explicando sua estrutura e o processo de usinagem por espumação, além dos benefícios sustentáveis do insumo.

“Essas misturas são, basicamente, asfaltos física ou quimicamente modificados para serem usinados a temperaturas mais baixas. Atualmente, a Dimensional tem uma usina adaptada para isso, até mesmo porque impactam positivamente o meio ambiente, já que precisam de menos energia calorífica e emitem menos gases de feito estufa no processo de produção”, explicou Benevides, acrescentando que as misturas também proporcionam um ambiente de trabalho melhor para os colaboradores, uma vez que as temperaturas são mais amenas. “Esse é um aspecto social importante”, concluiu.

A Paving Conference reúne especialistas de diversas áreas de infraestrutura. Neste ano, tecnologia e sustentabilidade na construção, normas, certificações e estudos de caso estão sendo o foco das palestras do evento que termina nesta sexta-feira (10/06), englobando áreas como pavimentação, rodovias e portos.

(Com informações do Sinduscon-Rio)

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024