Logo da CBIC
07/06/2022

Presidente da COINFRA participa de debate sobre Infraestrutura e PIB

Nesta terça-feira (7) o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, participou de debate sobre Infraestrutura e retomada do crescimento do PIB no “XXXIV Fórum Nacional – Previdência, Infraestrutura, e Ajuste Macro no limiar do novo governo”, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE).

Durante o evento, Carlos Eduardo apontou sobre a responsabilidade da decisão da presidência da república, no novo ciclo, para alavancar o PIB Nacional. “Será preciso lançar um programa com proposta concreta e, não genérica, de um plano nacional para infraestrutura, se quiser, efetivamente, dar um salto de qualidade de eficiência e de valor o PIB nacional”, disse.

A respeito da gestão de recursos, o presidente da Coinfra reconheceu o avanço do Brasil no campo regulatório. “Não há dúvida que o Brasil, nos últimos anos, avançou no campo regulatório. Basta citarmos algumas aprovações como a reforma da previdência, ainda que  incompleta, como já foi dito pelos outros painelistas; a Reforma Trabalhista; o Novo Marco Legal do Saneamento; a nova Lei do Gás e, mais recentemente, a Nova Lei de Licitações”, destacou. 

Outro tema que recebeu atenção no debate foi a constante escalada de preços de insumos de materiais e equipamentos do setor, vividos desde julho de 2020. O crescente aumento, fruto não apenas da pandemia, mas também da guerra entre Rússia e Ucrânia, onde a defasagem entre aquilo que os indicadores têm levantado no mercado e o custo desses insumos que as empresas têm sofrido, ficou ainda mais visível.  Nesse contexto, Carlos Eduardo enfatizou ainda a importância de atenção para a necessidade de reequilíbrio de contrato para as empresas em situações como essa. “É impressionante e inadmissível que o Governo Federal não disponha de normativo que oriente a questão de como proceder o reequilíbrio contratual”, pontuou.

Caso você tenha perdido o evento, clique aqui e assista na íntegra.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024