Logo da CBIC
15/02/2022

Seminário Técnico do Sinapi teve foco na região Norte

A Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC), realizou nesta terça (15), o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). O evento, voltado para empresários e profissionais orçamentistas da indústria da construção, direcionou sua atenção, nesta edição, à região Norte do país.

O evento contou a participação do presidente da COINFRA/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, o consultor CBIC/Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo, o coordenador de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – COINP/IBGE, Gustavo Vitti Leite, o gerente de produção do SINAPI/IBGE, Augusto Sérgio Lago de Oliveira, o gerente Executivo do SINAPI/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro e a coordenadora de Projetos da Caixa,  Juliana Cunha Cardoso Mustafa Vieira.

Durante a abertura do evento, o presidente da COINFRA/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, ressaltou as melhorias que o sistema tem propiciado. “O Sinapi disponibiliza hoje um detalhado manual de composições unitárias e serviços, e permite a melhoria das orçamentações tanto de empresas como de órgãos contratantes. Isso, derivado da elevação do conhecimento técnico por parte de contratantes e contratados que o Sinapi está possibilitando”,  apontou.

A realização contínua dos seminários em parceria com a CBIC, hoje, em sua 45ª edição, possibilitou informar a evolução e atualização da revisão dos insumos e da aferição das composições. “Nós alcançamos 100% das referências do Sinapi elaboradas, segundo definições técnicas da engenharia da Caixa”, disse Mauro Fernando Martins.

O gerente Executivo do SINAPI/Caixa, destacou ainda a importância dos seminários nos estados. “Cria oportunidades de debater com os participantes sobre o papel do orçamento de órgão público e empresa privada, na utilização plena do Sinapi, adequando-as para suas necessidades”, apontou. 

Segundo a coordenadora de Projetos da Caixa, Juliana Cunha Cardoso Mustafa Vieira, ao longo dos seminários, é notável a evolução do conhecimento técnico dos engenheiros, orçamentistas e das próprias empresas em relação às referências do Sinapi. “Muita gente confundia o papel da Caixa e do IBGE”, apontou. 

Abaixo, a coordenadora esclareceu os principais pontos que diferenciam os dois órgãos. 

O consultor da CBIC, Geraldo de Paula Eduardo, chamou atenção dos participantes para a palestra do IBGE, com a demonstração do trabalho que está sendo desenvolvido pelo órgão e para a importância da participação ativa das construtoras locais.

Na segunda palestra, o representante do IBGE, Augusto Sérgio Lago de Oliveira, explicou conceitos e procedimentos realizados pelo órgão e como a etapa da coleta de informações é estratégico para o Sinapi. “Os resultados finais dependem da precisão dos dados coletados”, apontou. 

Ainda em sua apresentação, o gerente de produção, destacou o processo de Pesquisa de Locais de Compra (PLC) e da necessidade da parceria com os Sinduscons e construtoras para que essa pesquisa funcione. A pesquisa é voltada para amostras locais e requer a participação de parcerias para facilitar o acesso aos informantes.

A COINFRA/CBIC divulgou, durante o evento, a criação de um hotsite com o objetivo de organizar os materiais relacionados ao projeto Sinapi. A página permite acessar de forma rápida e prática as informações do projeto, como apresentações e vídeos das edições anteriores do seminário. Para acessar o conhecer o novo portal acesse cbic.org.br/sinapi

Além disso, no dia 23 de fevereiro das 19h às 21h30, a CBIC realizará uma Master Class de imersão no Sinapi, ministrado pela especialista, Luciana Andrade, ao VIVO e GRATUITO, com um conteúdo muito rico e relevante. Para se inscrever acesse: https://cbic.org.br/sinapi/cursos/ 

 

Também estiveram presentes os representantes da região Norte:

  • SINDUSCON-AC – Carlos Afonso Cipriano dos Santos – Presidente
  • ADEMI-AM – Albano Máximo Neto – Presidente
  • SINDUSCON-AM – Frank do Carmo Souza – Presidente
  • SINDUSCON-AP – Glauco Mauro Cei – Presidente e Roberto Tavares
  • SINDUSCON-PA – Alex Dias Carvalho – Presidente
  • SINDUSCON-PVH – Marcelo Thomé da Silva De Almeida – Presidente
  • SINDUSCON-RO – Emerson Fidel Campos Araujo – Presidente
  • SINDUSCON-RR – Clerlânio Fernandes de Holanda – Presidente
  • SINDUSCON-TO – Bartolomé Alba Garcia – Presidente

Caso você tenha perdido o seminário, clique aqui e assista! 

O projeto foi realizado em parceria com os Sinduscons dos estados da região norte, e tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024