Logo da CBIC
11/02/2022

Sinapi: CBIC reúne IBGE, Caixa e empresários da Região Norte no dia 15/02

Empresários e profissionais orçamentistas da indústria da construção dos estados da Região Norte têm encontro marcado no próximo dia 15/02, das 14h30 às 17h (horário de Brasília), com representantes da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC), da Caixa, do IBGE e dos Sinduscons da Região Norte, no Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), em formato onlineFaça já a sua inscrição e participe!

A reunião será uma ótima oportunidade para tratar do Sinapi nos estados da Região Norte, tendo em vista que, em virtude de suas características de logística, ficam prejudicados pois o IBGE e a Caixa/Sinapi acabam por adotar no Sistema, para vários insumos, preços praticados em São Paulo.

Promovido pela Coinfra/ CBIC, o evento também dará continuidade aos trabalhos de divulgação das atualizações do Sinapi – referência oficial para a elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

“Somando esforços ao trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria pela CBIC e Caixa Econômica Federal, uma das novidades deste ano é a adesão do IBGE aos eventos”, destaca o consultor CBIC/Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo.

A equipe do Sinapi renova a condição do sistema como de referência em composições de serviços e insumos, com maioria de custos e preços publicados, mas com todas as referências especificadas e detalhadas em documentação técnica.

Durante o evento, a Caixa abordará o Decreto 7.983/2013, que estabelece o uso do Sinapi e Sicro, e como atuar no caso dessas referências não serem aplicáveis na realidade de orçamento da obra específica.

Já o IBGE tratará dos conceitos e métodos de pesquisa do Sinapi e desafios pós-pandemia com o retorno da coleta presencial da pesquisa e uma nova abordagem para realização de pesquisas de locais de compra.

Realizado em parceria com os Sinduscons dos estados da região Norte, a iniciativa tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Agenda COINFRA

Agosto, 2022

X