Logo da CBIC
03/09/2021

“Falta de gestão e de responsabilização são os maiores motivos das obras paradas no país”, diz CBIC em live da RecordTV

As obras paradas no Brasil foram o tema da LiveJR, promovida pela RecordTV, com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, foi entrevistado, ao vivo, pelos jornalistas Christina Lemos, Romeu Piccoli e Leandro Stoliar, nesta sexta-feira (3/9). A entidade realizou um levantamento que aponta cerca de 4.700 obras paralisadas no país. Inúmeras delas são ligadas às áreas de saúde, educação e transporte.

De acordo com o presidente da CBIC, os principais motivos da paralisação fazem parte da gestão. “Projetos mal executados, falta de pagamentos nos tempos adequados, licenciamento ambiental e desapropriações”, disse. Martins ainda afirmou que o maior problema em obras ligadas à saúde e à educação é a incapacidade do poder público do município de colocar funcionários para levar em frente determinados postos de saúde e creches.

“Como o município não tem recursos para colocar gente pra tocar isso, ele não recebe e impede de terminar. Tanto é que 25% dessas obras paradas estão com mais de 90% executados. É uma coisa absurda, faltam menos de 10% para terminar”, ressaltou.

Martins destacou que existe uma cultura estrutural no que diz respeito ao processo. “Quando eu falo de gestão não quero jogar só para o poder público. Eu acho que tem uma cultura. Tem empresa que não foi correta, que pegou o que não podia, e tem empresa que fez projeto mal feito. Tudo isso passa porque não há responsabilização de quem não entrega. Esse é o ponto básico”, afirmou.

Segundo ele, em qualquer país do mundo, ao dar início a um empreendimento,existe um gestor com a responsabilidade de um determinado prazo entregar o produto à população.

A necessidade de melhoria nas escolhas de quem vai executar a obra, por parte do poder público, também foi debatida no encontro. “Quando você pára uma obra todos perdem, inclusive os funcionários, fornecedores, gente que acreditou, aquela moça que entregou refeição para o grupo. É um problema seríssimo. Tem que ter esse grau de responsabilidade pela coisa pública”, reiterou.

Como solução para a problemática, José Carlos Martins alertou que uma decisão importante seria não poder contratar nada antes de terminar o que já foi iniciado.

No final da live, o presidente da CBIC agradeceu pela sensibilidade da equipe e da emissora por fazerem uma série especial sobre as obras paradas no Brasil (assista aqui), que, segundo ele, é um problema seríssimo.

“Eu espero que tudo isso que a gente tem passado não se repita. Não vamos repetir os mesmos erros. Vamos responsabilizar quem entrega. Não vamos para o formalismo, vamos para o resultado. Essa é a nossa crítica ao órgão de controle, que tinha que responsabilizar quem fez errado, seja a empresa, seja o gestor, seja quem colocou verba e não era o suficiente. A gente vive isso no dia a dia e dói demais ver tanto dinheiro jogado fora”, concluiu.

Assista à live na íntegra!

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.