Logo da CBIC
03/09/2021

CBIC auxilia IBGE a aumentar a base da pesquisa de insumos para o Sinapi

A Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está auxiliando o IBGE a ampliar a base de coleta da pesquisa de insumos em estados onde a Caixa/Sinapi tem adotado, no Sistema, preços praticados em São Paulo para vários materiais de construção. O resultado do trabalho já poderá ser percebido no próximo mês de outubro no Amapá e no Pará.

A demanda foi identificada durante os Seminários Técnicos de Divulgação da Revisão do Sinapi realizados pela Coinfra/CBIC, nesses e em outros estados que apresentam número insuficiente de pontos de comércio para realização da pesquisa de preços de insumos básicos cadastrados no IBGE.

Foram constituídos grupos de trabalho, com a participação de representantes da CBIC, dos Sinduscons do Pará e do Amapá e do IBGE para a indicação de insumos a serem priorizados. A primeira reunião foi realizada no dia 15/07, onde foram apontadas as construtoras atuantes nas principais localidades do estado, que informaram seus locais de compra. No momento, as negociações são no sentido de aperfeiçoar e ampliar as amostras.

Como resultado, a pesquisa do IBGE deste mês de setembro já contemplará os novos pontos comerciais de coleta obtidos com o trabalho.

 Próximos passos

A metodologia será estendida aos demais estados que apresentam essa deficiência.

Em outubro, será a vez dos Sinduscons do Amazonas e do Distrito Federal aderirem à iniciativa.

Será realizada reunião de planejamento dos trabalhos com:

  • Dirigentes dos dois sindicatos
  • Gustavo Vitti Leite, coordenador de Índices de Preços do IBGE
  • Augusto Sérgio Lago de Oliveira, gerente Nacional de Produtos Sinapi
  • José Carlos dos Santos, analista de Preços do Sinapi
  • Geraldo de Paula Eduardo, consultor da CBIC para o Sinapi

Amostras de São Paulo não refletem a realidade de outros estados

A CBIC e os gestores do Sinapi/Caixa reforçam aos orçamentistas de todo o país que eles não devem aceitar as amostras de São Paulo em seus orçamentos, tendo em vista que as mesmas não refletem a realidade local.

A recomendação feita durante os seminários é para que façam a sua própria pesquisa, justificando o porquê da não adoção do preço indicado pelo Sinapi.

Acompanhar e disseminar os resultados do processo de revisão/aferição do Sinapi é objetivo do projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024