Logo da CBIC
27/07/2021

CBIC apresenta projetos do PPI, MDR e Caixa para gerar oportunidades na área de saneamento

A Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC) promove, nesta quarta-feira (28), encontro voltado para novas oportunidades de negócios, principalmente para médias empresas do setor. A reunião, que começa às 16h, vai tratar de concessões de serviços de saneamento de projetos no Ceará e em Goiás.

Os projetos são estruturados pelo FEP/Caixa, em parceria com a Secretaria Especial de Programas de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SPPI/ME) e com a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNS/MDR). Representantes do MDR, PPI e da Caixa estarão presentes no encontro.

O primeiro projeto apresentado será o de concessão dos serviços de esgotamento sanitário do município do Crato, no Ceará, incluindo coleta, transporte, tratamento e destinação final. A localidade tem 133 mil habitantes e a ação prevê investimentos de R$ 192 milhões para garantir a cobertura de saneamento e universalizar o serviço. De acordo com a prefeitura de Crato, a previsão é de publicar o edital em agosto para que a licitação seja feita ainda em novembro deste ano.

O segundo projeto a ser apresentado é o de concessão de serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de São Simão, em Goiás, que conta com 20 mil habitantes. Segundo o PPI, são estimados valores de investimentos, operação e manutenção da ordem de R$ 245 milhões, com contrato de 35 anos de vigência.

O PPI afirma que o projeto de concessão integrada de saneamento de São Simão possui elevado grau de inovação e grande possibilidade de replicação no país, por tratar-se de concessão em um município pequeno. Além disso, é esperado compensar a falta de escala dos serviços com economias de escopo, proporcionadas pela sinergia decorrente da prestação dos três serviços de saneamento (água, esgoto e resíduos) por um único prestador.

Com os investimentos, espera-se atingir 100% de cobertura de água e esgoto na área urbana do município em até dois anos após a concessão, marco que dificilmente seria alcançado sem essa iniciativa.

Sobre as oportunidades de negócios, o presidente da Coinfra/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, afirma que a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, que completa um ano, criou melhores condições para o avanço desses serviços essenciais para a sociedade. “Ainda há muito a ser feito na regulamentação do saneamento, sobretudo na modelagem dos projetos de concessões e nas suas condições de financiabilidade”, destacou.

Carlos ainda reforça que as apresentações que serão feitas na reunião da Coinfra/CBIC reforçam a convicção da entidade de que projetos de médio porte são viáveis e podem representar boas oportunidades para um conjunto maior de empresas.

Empresas que se enquadram nesta oportunidade não podem perder o encontro que acontece nesta quarta-feira (28). A reunião é gratuita e começará às 16h, pelo ZOOM. Clique aqui e faça seu cadastro.

Veja abaixo a programação do evento:

Abertura

  • Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Coinfra/CBIC
  • Wesley Callegari Cardia, secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos
  • Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
  • Flavio Tagliassachi  Gavazza, superintendente de Serviços de Governo da Caixa
  • Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon Ceará
  • Cezar Valmor Mortari, presidente do Sinduscon Goiás

Apresentação Caixa

  • Projeto Concessão dos Serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos (São Simão – GO)
  • Projeto Esgotamento Sanitário (Crato – CE)

Perguntas

Encerramento

  • Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Coinfra/CBIC

Serviço

Oportunidades de concessão em saneamento

Data: 28/07/21

Horário: 16h

Evento online via ZOOM – Faça seu cadastro aqui

O assunto tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Agenda COINFRA

Outubro, 2022

X