Logo da CBIC
14/02/2020

Seminário debate melhorias do Sinapi para execução de obras públicas

(Foto: Sônia Belizário)

A capital paraibana foi contemplada na quinta-feira (13) com mais um evento nacional para fomentar o conhecimento do empresário da Construção Civil. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) realizou a primeira edição deste ano do ‘Seminário Técnico de Revisão do Sinapi’, que abordou a relevância da atualização do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), indicado como referência oficial para a elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). A Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC) já promoveu eventos para discutir o Sinapi em 34 cidades de todas as 27 capitais brasileiras, desde 2014.

O seminário faz parte das ações do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, de iniciativa da CBIC, por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Ao abrir oficialmente o evento, o vice-presidente do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld, agradeceu a presença dos participante e enalteceu a iniciativa do conteúdo difundido, o qual contribui para a melhoria na execução das obras.

O consultor do projeto de Revisão do Sinapi da CBIC, Geraldo de Paula Eduardo, abordou o Processo de Atualização do Sinapi, lembrando que o trabalho de revisão do Sistema teve início em 2013.

“A CBIC contribuiu para o diagnóstico, possibilitando um aperfeiçoamento profundo do Sinapi. Dessa forma, grande parte do processo já foi feito e, a partir de agora, vem o incremento que é realizado com base no que vai aparecendo no dia a dia”, diz.

De acordo com a engenheira orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, que apresentou a Visão Empresarial sobre o Sistema, a Caixa Econômica Federal está tentando sanar os problemas estabelecendo uma boa interação com o construtor.

No tocante ao orçamento realizado pelos engenheiros, Andrade citou a necessidade de se fazer uma relação de interdependência entre os serviços, em que um só pode ser feito quando o outro estiver concluído. Ressaltou que é preciso fazer a previsão correta de uma obra e que muitos problemas estão se acumulando por falta de engenharia de verdade. Enfatizou a necessidade de existir menos política e mais engenharia.

Durante explanação sobre Melhorias alcançadas com apresentação das ferramentas agregadas pelo sistema, o gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins Castro, salientou que não dá para usar o Sinapi como tabela.

“Hoje, esse sistema passou a ser uma ferramenta para orçar obras. Quem trabalha em órgãos públicos já tem por obrigação que usar o Sinapi. Entretanto, o empresário que vai entrar em uma licitação não é obrigado a usar esse sistema, apenas dar seu preço. Não dá para usar o Sinapi sem conhecer. A Caixa Econômica investe desde 2012 para que as referências sejam devidamente fundamentadas e para a divulgação da documentação técnica do Sinapi, com seminários promovidos pela CBIC e pelo sumário de publicações da Caixa”, lembra.

A coordenadora do Sinapi/Caixa, Íris Luna de Macedo, destacou, entre outros assuntos, o objetivo das composições que são realizadas com base de campo, para que sejam mais adequadas. Relembrou que se houver dúvidas pode-se utilizar o catálogo.

Os presentes puderam interagir e tirar dúvidas sobre a revisão do Sinapi e algumas outras questões envolvendo as ferramentas que propõem o alinhamento aos editais públicos e privados do país.

Vídeo de apresentação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)

Além disso, tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo sobre o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado de 13 a 15 de maio, em Brasília, e cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento, bem como obtidas mais informações.

Os interessados podem assistir a edição do ‘Seminário Técnico de Revisão do Sinapi’, em João Pessoa, que está disponível no YouTube da CBIC.

Confira as fotos do evento no Flickr da CBIC

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024