Logo da CBIC
29/05/2019

Presidente da CBIC discute qualidade de projetos em evento sobre PPPs em Concessões

“Projeto não é só design, mas um conjunto de aspectos que tornam possível executar uma obra ou empreendimento”. Com essa síntese, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, defendeu o aperfeiçoamento da entrega de projetos no Brasil, condição essencial para a retomada do investimento com qualidade. Em painel da terceira edição do EXAME Fórum PPPs e Concessões, o executivo apontou a inovação, com a absorção de novas tecnologias, e a segurança jurídica como atributos que devem nortear a formulação de projetos no país. “Um projeto bem feito é a base para um empreendimento realizado com qualidade, custos adequados e prazo atendido”, frisou.

Presidente da CBIC, José Carlos Martins, no painel “A qualidade dos projetos é o verdadeiro vilão para o atraso na infraestrutura brasileiro?”

Martins participou do painel “A qualidade dos projetos é o verdadeiro vilão para o atraso na infraestrutura brasileiro?”, que discutiu a importância da qualidade do projeto para a execução de obras. Debateram com ele Adalberto Santos de Vasconcelos, Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e Frederico Bopp, da Azevedo Sette Advogados. O presidente da CBIC apontou a necessidade de aperfeiçoamento de ferramentas como as PMI e MPI e da revisão da modelagem de projetos, especialmente aqueles formulados pelo poder público. “Existe um modus operandi que está vencido e ainda não colocamos nada no lugar”, comentou. “Precisamos de mais transparência, de mais estímulo à concorrência e reavaliar a capacidade de financiamento das empresas”.

Para o secretário especial do PPI, a maior qualificação dos projetos é um tema que merece atenção. “É preciso mais planejamento, oferecendo previsibilidade e estabelecendo objetivos claros”, afirmou Adalberto Vasconcelos. Segundo ele, o Brasil tem hoje uma carteira de obras, mas não de projetos e deveria caminhar na direção de criar um plano de logística, integrando os diversos segmentos da infraestrutura. O secretário disse, ainda, que aspectos estratégicos como a questão ambiental devem ser discutidos desde a concepção de qualquer projeto, eliminando gargalos futuros.

Na sua intervenção, o advogado Frederico Bopp convergiu na percepção de que é preciso resgatar o planejamento e a previsibilidade. Segundo ele, entretanto, o principal problema da infraestrutura hoje é a falta de recursos para investimento decorrente da crise.

O tema tratado tem interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024