Logo da CBIC
26/04/2019

Resolução deve impedir a aplicação do Pregão para obras e serviços de Engenharia

Online auction. Gavel on laptop. Conceptual image. 3d; Shutterstock(Foto: Reprodução: Shutterstock )

O plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou nesta sexta-feira (26/04), por unanimidade, resolução que estabelece que as obras e serviços de Engenharia e Agronomia, que exigem habilitação legal para sua elaboração ou execução, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), são serviços técnicos especializados.

De acordo com a norma, “os serviços são assim caracterizados por envolverem o desenvolvimento de soluções específicas de natureza intelectual, científica e técnica, por abarcarem risco à sociedade, ao seu patrimônio e ao meio ambiente, e por sua complexidade, exigindo, portanto, profissionais legalmente habilitados e com as devidas atribuições”.

“As obras são assim caracterizadas em função da complexidade e da mutiprofissionalidade dos conhecimentos técnicos exigidos para o desenvolvimento do empreendimento, sua qualidade e segurança, por envolver risco à sociedade, ao seu patrimônio e ao meio ambiente e, por demandar uma interação de concepção físico-financeira que determinará a otimização de custos e prazos, exigindo, portanto, profissionais legalmente habilitados e com as devidas atribuições”, ratifica na sequência.

Resolução evitará distorções

Ao comemorar a decisão, o vice-presidente de Área da CBIC e presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, destaca que a resolução aprovada vem sendo requisitada pelo setor da construção há vários anos, como forma de evitar uma grave distorção que vem sendo aplicada nas licitações públicas, a de conferir a obras e serviços de Engenharia a categoria de serviço comum, podendo licitar pela modalidade Pregão.

“A discussão do tema ganhou corpo neste ano, em audiências públicas realizadas pelo Ministério da Economia tentando regulamentar a aplicação de Pregão Eletrônico para serviços de Engenharia”, diz Lima Jorge.

A resolução aprovada durante a sessão plenária 1.493 do Confea, que deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (29/04), fortalece as lutas do setor da construção para que o pregão não se aplique as licitações de obras e serviços de Engenharia.

Na avaliação de Lima Jorge, a atuação do atual presidente do Confea, Joel Krüger, foi decisiva para a aprovação dessa resolução.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.