Logo da CBIC
03/12/2018

Curitiba recebe primeira edição regional do Diálogo TCU/CBIC

Buscar soluções para entraves em obras nacionais. Esse é o objetivo do encontro Diálogo TCU/CBIC, cuja primeira edição regional do período 2018-2019 foi realizada na tarde desta segunda-feira (3), em Curitiba (PR), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na abertura, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou a efetividade do projeto para melhorar o desenvolvimento de infraestrutura no país.

“Este evento abre espaço para uma integração entre os setores público e privado e   órgãos de controle, um relacionamento importante, pois queremos que as coisas funcionem e sejam certas”, afirmou Martins. “Exemplo disso é a Cartilha TCU/CBIC – Orientações para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas, que lançamos como resultado do Diálogo TCU/CBIC de 2013-2014 e que vem eliminando entraves país afora, como ocorreu em Pernambuco”, citou o presidente.

O encontro é um projeto da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC e foi realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Paraná (Sinduscon-PR). A programação contou com três painéis. Os temas tratados tiveram interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da COP/CBIC e do SENAI Nacional.

Nicola Khoury, coordenador-geral de Controle Externo de Infraestrutura do TCU, lembrou que, após a realização do ‘Diálogo’ na sede do Tribunal, em Brasília, era fundamental realizar as versões regionais do evento, para oportunizar a participação de mais interessados no tema. “Isto é uma convergência muito importante entre as duas entidades. O TCU tem uma diretriz institucional para um diálogo mais frequente, não só processual como extraprocessual e temos buscado estar presentes nos mais variados fóruns de discussão com os mais variados agentes, que sejam do setor estatal ou do setor produtivo”, revelou.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel agradeceu a disponibilidade de todos os envolvidos para fazer uma discussão transparente. “Esse contato é muito bom para nós, que estamos no dia a dia fazendo os contratos do setor público e que estamos sofrendo no dia a dia com repactuações, reequilíbrios. Essa pauta é importante e estamos aqui com todos os técnicos que tratam desse assunto dentro da prefeitura – orçamentistas, fiscais de obras, nossos superintendentes – porque nós damos valor para que a discussão tenha sido feita antes e não no decorrer das obras”, disse.

Retomada dos encontros
Para o presidente da Comissão de Infraestrutura da CBIC (COP/CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, o debate entre os dois órgãos é essencial. “A aproximação entre os auditores e a realidade das empresas e dos canteiros de obras joga luz sobre questões relevantes para o bom desenvolvimento dos projetos de infraestrutura”, disse.

O encontro Diálogo TCU/CBIC é um importante vínculo produtivo criado nos anos de 2013 e 2014, quando foram realizados debates nas cinco regiões do País, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Belém (PA).

Como resultado, foi atualizada a Cartilha. O documento, vigente até hoje, unifica o entendimento do tribunal sobre os principais questionamentos do setor.

O ‘Diálogo’ em Curitiba foi transmitido em tempo real no perfil da CBIC no YouTube e está disponível na íntegra. Vamos trazer a cobertura completa no próximo CBIC Mais.

Na parte da manhã, o Sinduscon-PR também recebeu a reunião da COP/CBIC. Alguns assuntos na pauta são a nova lei de licitações e a retomada de obras paradas.

Agenda COINFRA

Agosto, 2022

X