Logo da CBIC
20/09/2018

Diálogo TCU/CBIC é retomado e promete melhorar o desenvolvimento da infraestrutura nacional

Em concorrido encontro nesta quinta-feira (20/08), no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Tribunal de Contas da União (TCU) retomaram o Diálogo TCU/CBIC, reabrindo o ciclo de debates realizados entre 2013 e 2014, que resultou na Cartilha CBIC/TCU – um manual de fiscalização de obras do País, denominado Orientações para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas. https://cbic.org.br/migracao/sites/default/files/Cartilha%20CBIC-TCU.pdf “O principal resultado da reunião de hoje foi a convergência de objetivos, não só de identificar as principais causas das obras paralisadas pelo País, mas de atuar sobre elas e ter instrumentos para reduzir os fenômenos que estão gerando sua paralisação”, salienta o presidente da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

“Tenho certeza de que esse evento terá bons resultados para o futuro do nosso País”, completa o presidente da CBIC, José Carlos Martins, ao mencionar a importância da retomada desse diálogo, onde foram discutidos assuntos extremamente delicados, de forma transparente, via Facebook @CBICBrasil e que pode ser conferido, clicando aqui. 

Durante o diálogo técnico foram debatidos os gargalos que envolvem a execução de obras públicas de infraestrutura do País. Ao discutir conceitos de sobrepreço e superfaturamento; aditivos contratuais, compensações entre acréscimos e supressões em obras públicas e efeitos e custos de paralisação de obras financiadas com recursos federais, “ficou muito claro que é importante que os construtores conheçam em detalhes as realidades do TCU, assim como temos que mostrar para o TCU a realidade do dia a de contratos, de participação em licitações e dos canteiros de obras”, destacou Lima Jorge.

“Essa aproximação vai continuar. Vamos fazer um ciclo de debates ao longo de 2019, que resultará na melhoria do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, que é o desejo de todos nós”, disse.

O encontro contou com a participação de Nicola Espinheira da Costa Khoury, coordenador geral da Comissão de Infraestrutura do TCU (Coinfra); Evaristo Augusto Pinheiro, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon); Luiz Fernando Ururahy de Souza, da Secretaria de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil; Luiz Fernando Santos Reis, presidente da Associação de Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj); Bruno Martinello Lima, dirigente da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana; José Eugênio Gizzi, vice-presidente da CBIC, e Fernando Vernalha, consultor da CBIC. Apresentações realizadas durante o evento estão disponíveis no site da COP/CBIC e podem ser acessadas, clicando aqui.  Já as fotografias podem ser conferidas no link https://www.flickr.com/photos/cbicfotos/albums/72157698340123802

A cobertura completa do evento, realizado pela COP/CBIC, em correalização com o Senai Nacional, será divulgada no CBIC Mais de amanhã, dia 21 de setembro. Confira!

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024