Logo da CBIC
14/06/2018

Com casa cheia, Sinduscon-GO recebe Seminário Técnico de Revisão do Sinapi

Mais de 150 empresários, dirigentes e orçamentistas de órgãos contratantes do Estado e de diversas Prefeituras de Goias, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e da Caixa Econômica Federal lotaram ontem (13/06) o auditório do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em Goiânia, propiciando uma ampla e rica participação nos debates do Seminário Técnico de Revisão do Sinapi.

Realizado pelo Sinduscon-GO e Crea-GO, com a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de sua Comissão de Infraestrutura (COP), do Senai Nacional e da Caixa, o evento foi considerado um sucesso.

Na abertura, o presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Filho, destacou a importância do tema. ”O Sinapi, sendo o sistema de custos oficial do governo federal, deve garantir uma qualidade em seus resultados que permita uma competitividade saudável para as construtoras, assegurando condições para execução a bom termo das obras contratadas. E hoje, se tornou uma ferramenta moderna e segura para essa tarefa”, disse.

O consultor e gestor do Projeto de Revisão do Sinapi da CBIC, engenheiro Geraldo de Paula Eduardo, ressaltou que o tema do seminário está inserido na “garantia de preços justos e certos”, questão amplamente defendida pela CBIC. Reforçou que a entidade atua em várias frentes nesse sentido, como no acompanhamento da Revisão da Lei de Licitações, “defendendo a exigência de projetos executivos para amparar o empreendimento, orçamentos com qualidade e seguro garantia para execução da obra, inibindo dessa forma a prática de descontos abusivos”. Geraldo de Paula também salientou a importância da participação do usuário do Sinapi nesse trabalho, contribuindo com sugestões e críticas para o seu aperfeiçoamento.

Ao apresentar a visão do empresário sobre o tema, a engenheira Luciana Andrade, orçamentista do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), apontou os cuidados que devem ser tomados na elaboração dos orçamentos, destacando as principais falhas cometidas e os diversos dispositivos que auxiliam no trabalho do orçamentista.

Já o gerente executivo do Sinapi da Caixa Econômica Federal, Mauro Fernando de Castro, explanou sobre a história do sistema, o processo de contratação da entidade revisora, o andamento do trabalho e as perspectivas para a nova fase.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024