Logo da CBIC
08/03/2018

Seminário sobre revisão do Sinapi em Aracaju tem participação efetiva do setor da construção civil

“O Brasil está mudando e temos que fazer parte desta mudança.” A frase resume bem a tônica da palestra do engenheiro Geraldo de Paula Eduardo, consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC),  na abertura do Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), realizado nesta quinta-feira (08/03), em Aracaju (SE). O seminário, que teve a realização da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privada (Aseopp) e do Sebrae-SE, é mais um da série que eventos que vem sendo promovidos pela CBIC e o Senai Nacional, em parceria com a Caixa, em todo o país. O evento superou as expectativas com cerca de 110 inscritos.

Geraldo de Paula fez um breve histórico da luta da CBIC para revisão do Sinapi e a parceria com a Caixa que resultou no grupo de trabalho do qual ele faz parte como gestor na revisão do sistema. O engenheiro também falou da luta para mudanças na Lei 8.666, das licitações, onde a CBIC também vem levando contribuições para o relator no Congresso Nacional.

O presidente da Aseopp, Luciano Barreto, ao abrir o seminário, agradeceu a parceria com todos envolvidos no seminário e registrou que foi uma iniciativa de toda a diretoria da associação. “Nossa luta iniciou-se há dez anos para que o país possa voltar a valorizar o engenheiro e o arquiteto e não apenas um parecer jurídico”, disse Luciano, destacando que a iniciativa é para que os engenheiros e arquitetos voltem a projetar, orçar e realizar as obras.

A segunda exposição do seminário foi realizada pela engenheira civil Luciana Andrade, especialista na área orçamentária. Ela apresentou o Sinapi na visão do empresário e dados de como realizar uma boa orçamentação. “Os projetos precisam ser executivos e não básicos,” alertou, acrescentando que é preciso fazer uma engenharia decente com a valorização do orçamentista. “Ou os custos estarão colocados corretamente ou não terão a qualidade exigida”, disse.

Ao concluir o seminário, o arquiteto Mauro Fernandes Martins de Castro falou como a revisão do Sinapi está ficando, pontuando alguns itens. Ele destacou a iniciativa da CBIC em procurar ouvir a todos através de eventos em todo o país. Além dos eventos, a CBIC foi em diversos canteiros de obras analisando as obras em busca de novas composições de preços e de custos indiretos. Após a palestra foi aberto para um amplo debate com os participantes.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024