Logo da CBIC
10/08/2017

Seminário divulga revisão do Sinapi para empresários do setor de Cascavel (PR)

O Sinduscon-Paraná/Oeste promoveu nesta quinta-feira (10/08), na sede do sindicato, em Cascavel (PR), Seminário de Divulgação da Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Realizado pela Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC, com a correalização do Senai Nacional, e a parceria da Caixa Econômica Federal, o evento teve como objetivo discutir as atualizações do sistema capitaneadas pela instituição financeira. A tabela Sinapi é usada como referência para orçamento de obras públicas.

Em sua apresentação, o representante da CBIC no Grupo de Trabalho de Revisão do Sinapi e assessor técnico das áreas de Habitação e Saneamento da Apeop-SP, Geraldo de Paula Eduardo, destacou que o Sistema era conhecido como “colcha de retalhos”, uma vez que foi composto de um agrupamento de outros sistemas. “Ele não tinha critério, era hermético, fechado. Não havia nem a possibilidade de fazer críticas, pois não sabíamos as composições. Assim, a área técnica da CBIC constatou diferenças entre os estados, com valores diferentes por metro quadrado construído. Com isso, procuramos a Caixa e o governo para tentar mudar. Desde 2013, quando começou a revisão, estamos acompanhando todos os processos”, contou.

A Caixa e o IBGE são os responsáveis pela reformulação. Desde 2013, as entidades têm trabalhado para aferição de todos os processos de construção e também pelo levantamento de custos de insumos. Hoje já estão disponíveis 4.251 composições aferidas. “A aferição é uma das ações da atualização da tabela Sinapi. Ela também conta com publicação de fichas técnicas, atualização dos insumos e publicação de orçamentos de referência”, explicou Alfredo Pedro Junior, coordenador do Sinapi pela Caixa. De acordo com Fernando Martins Castro, gerente executivo do Sinapi pela Caixa, foi importante a instituição ter assumido o processo. “Como as informações são oriundas de outros órgãos, nós não tínhamos referências, parâmetros. Por isso, tivemos que construir um sistema nosso. Periodicamente, são feitas revisões e inseridas novas composições”, salientou.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.