Logo da CBIC
06/09/2017

Banco do Brasil explica mudanças no sistema operacional de análise de crédito do Minha Casa, Minha vida

O gerente Executivo Imobiliário do Banco do Brasil, Rudimar Angelo Locatelli, anunciou na reunião de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, no âmbito da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, nesta quarta-feira (23/08), que a instituição está implementando uma série de melhorias no sistema operacional para agilizar a análise das propostas de crédito. Dentre as mudanças anunciadas, o banco informou que as Gerências Regionais de Crédito Imobiliário (Gimob) irão acompanhar todos os processos de financiamento à produção até o repasse.  Também foi anunciado que o endividamento de curto prazo foi diluído para que não impactasse na análise de crédito e pudesse comportar os 30% da capacidade de pagamento dos clientes. Como resultado dessa medida, segundo o gerente Executivo do Banco do Brasil, Rudimar Locatelli, houve uma elevação nas operações de crédito. “Em cada quatro propostas do Minha Casa, Minha Vida, três são aprovadas. Só no Faixa 2 e 3 o índice é de 75%”, disse.

Agilidade no Pré-SAC pelo celular

Uma outra novidade apresentada durante a reunião é que agora é possível fazer a análise prévia do cliente mediante uma consulta via celular do aplicativo. O Líder de Projeto da CII no âmbito do PMCMV, Carlos Henrique Passos, presidente do Sinduscon-BA, ressaltou a importância da medida como “um avanço grande”, mas frisou a necessidade de demonstrativos quanto às justificativas de eventual negativa na análise para liberação do crédito.

Ainda como parte das melhorias foi destacada na reunião que a área de crédito do Banco desenvolveu uma metodologia de renda presumida, a partir de variáveis para definir um modelo de renda para determinados perfis profissionais. Com isso não é mais necessário documentação de comprovação e entrevista com o gerente, no caso de renda informal até o limite de R$1.800. O profissional liberal e o empresário em geral foram também beneficiados com a simplificação. Eles poderão agora apresentar apenas o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) para avaliação de renda. Locatelli disse ainda que a instituição está realizando o treinamento de pelo menos quatro mil funcionários para melhorar o relacionamento e o atendimento nas gerências regionais.

COMPARTILHE!