Logo da CBIC
22/07/2020

Suspensão de prestações do Minha Casa, Minha Vida é aprovada na Câmara

Em sessão do dia 20 de julho, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 795/20, dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Helder Salomão (PT-ES), que suspende os pagamentos mensais de beneficiários do programa residencial Minha Casa, Minha Vida.

Para Carlos Henrique Passos, vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a elaboração do texto aprovado foi correta, pois se deu em razão das dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil. “O objetivo do PL de suspender as prestações no prazo limite de até seis meses é desonerar temporariamente as famílias de baixa renda do pagamento das prestações”, explica.

A suspensão dos pagamentos valerá para os mutuários da faixa 1, com renda familiar mensal de até R$ 1,8 mil, cujo financiamento usou recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

A suspensão de seis meses valerá a partir da publicação da futura lei. Essas parcelas serão pagas depois do prazo final do financiamento original, mas o total de parcelas do programa que serão adiadas, a ser suportado pelo Tesouro Nacional, será limitado a R$ 215,4 milhões.

Já para os beneficiários com moradias em área rural, vinculados ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Minha Casa, Minha Vida, a proposta adia o pagamento da parcela anual para dezembro de 2020.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) e será enviada ao Senado.

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.