Logo da CBIC
24/08/2020

Cresce confiança do empresário da construção, revela sondagem CNI/CBIC

Dados da Sondagem Indústria da Construção do mês de julho, divulgada nesta segunda-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indicam a retomada da confiança dos empresários do setor da construção no mês de agosto. O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) aumentou 7,7 pontos, alcançando 54 pontos em agosto. “É a quarta alta consecutiva do índice, após as expressivas quedas de março e, sobretudo, abril, resultantes das perspectivas negativas com o início da pandemia da Covid-19”, revela a pesquisa.

Os índices de expectativa vinham se recuperando após a queda de abril, mas, até julho, ainda não tinham superado a linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. Em agosto, com novas altas, todos os índices se afastaram da linha divisória. Os indicadores de expectativas de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados registraram 52,8 e 52,3 pontos, após crescimento de 3,3 e 2,9 pontos, respectivamente. Os índices de expectativas do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços, por sua vez, alcançaram 54,3 pontos e 53,2 pontos, respectivamente, após avanços de 4,2 e 5,2 pontos em agosto, respectivamente.

No que se refere aos índices de evolução do nível de atividade e do número de empregados, apesar a pandemia, eles apresentaram melhor evolução em julho em relação a junho, superando suas médias históricas. O índice de evolução do nível de atividade alcançou 48,1 pontos em julho, uma alta de 3,8 pontos em relação a junho. Já o índice de evolução do número de empregados passou de 43,4 pontos em junho para 46,8 pontos em julho, aumento de 3,4 pontos.

A pesquisa também indica que a atividade do setor segue em recuperação. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) teve novo aumento em julho (3%), atingindo 58%. Com a alta, a UCO recupera a maior parte da queda de março e abril e fica 1 pp acima do registrado em julho de 2019 e superior à média para o mês entre 2015 e 2017.

Além disso, a Sondagem revela aumento de 4.7% na disposição de investir por parte dos empresários (39,5 pontos). Com esse aumento, o índice passa ganhar distância de sua média história (34,1 pontos), e se aproxima dos níveis pré-pandemia, quando registrava valores acima dos 40 pontos.

Veja a íntegra da Sondagem Indústria da Construção, realizada entre os dias 3 e 13 de agosto junto a 454 empresas, sendo 161 de pequeno porte, 200 médio e 93 de grande porte.

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.