Logo da CBIC
15/10/2019

Construção Civil recebe com preocupação corte de 45% para Habitação

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebeu com preocupação a informação de que o governo federal irá cortar 45% da verba orçamentária para Habitação em 2020. Na avaliação do vice-presidente da área imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, “o corte, além de aumentar o déficit habitacional e gerar consequências negativas para o país também nas áreas de infraestrutura – água, esgoto e energia – e de cidadania, pode gerar um desemprego muito grande no setor da construção”.

Além do orçamento do governo federal do próximo ano estar 45% menor do previsto para 2019, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) também trabalha com outros ministérios e com a Caixa Econômica Federal na reformulação do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O acompanhamento do tema tem inteface com o projeto Melhorias para o Mercado Imobiliário da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Para Petrucci, parar com o MCMV ou diminuir significativamente o programa é muito ruim. “Não só por imaginar que em 2020 não teremos mais contratações dessas habitações para as famílias com renda de até R$ 1600 de renda, mas porque há mais de 200 mil unidades em construção no país que já sofrem atrasos de pagamento”, aponta.

Para o executivo, que também é presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, o corte – consequência possivelmente da queda dos recursos orçamentários e do teto de gastos fiscais – significa ainda maior dificuldade para o pagamento de impostos, a manutenção de funcionários e o andamento das obras para as empresas que estão fazendo esses empreendimentos.

Veja a íntegra da matéria veiculada ontem (14), na Edição das 18h da GloboNews.

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.