CBIC e BIM Fórum Brasil abordam soluções digitais para a construção sustentável
A gestora das áreas de mercado imobiliário e habitação de interesse social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conselheira interina do BIM Fórum Brasil, Alessandra Beine Lacerda, participou nesta terça-feira (26/10) do Painel Temático 4 “Soluções digitais para a construção sustentável”, que integra a 1ª Feira Virtual de Construção Sustentável, 100% online.
A CBIC é parceira estratégica da ação, que teve como objetivo ser referência na divulgação e disseminação de inovações sustentáveis no setor da construção civil no Brasil. A Feira contou com a participação de profissionais do setor, executivos de construtoras, empreiteiras, incorporadoras, consultoria e gerenciamento de obras, projetistas, fabricantes de materiais e equipamentos, agentes financeiros e fundos de investimentos, agentes públicos, acadêmicos, entidades de classe, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores da construção sustentável.
Alessandra Lacerda destacou que a responsabilidade ambiental, social e governança (ESG) não é mais uma diferencial para a empresa, mas uma obrigação. “A digitalização dos processos acompanha esse movimento. Quem não introduziu o processo de inovação e digitalização dentro das suas empresas, não conseguiu vender, não conseguiu se comunicar”, frisou.
Em sua avaliação, o BIM traz e assegura a quem desenvolve, compra e vai utilizar os dados necessários para que a edificação consiga contemplar todo o ciclo de vida dela, desde o planejamento até o descarte final, caso seja necessário.
O painel foi coordenado por Fernando Finger, da Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e também contou com a participação do sócio e diretor comercial do Grupo Flug, Pedro Pellegrino , e da diretora executiva do Fórum BIM Brasil, Raquel Ribeiro.
A representante da CBIC e conselheira do BIM Fórum Brasil, ressaltou que o BIM (Modelagem da Informação da Construção) se refere a um conjunto em expansão de tecnologias, processos e políticas, que permitem que várias partes interessadas possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar qualquer tipo de edificação ou de instalação em um espaço virtual.
Dentre as vantagens do BIM
- Planejamento Simulação
- Racionalização dos processos
- Compras Sustentáveis
- Pré-construção
- Papel Zero
“É importante mostrar a segurança que um modelo desse traz para o negócio – governo. A possibilidade em investir em projetos em BIM vai diminuir o risco de paralisação de obras”, destacou.
Lacerda também apresentou o BIM Fórum Brasil, que visa informar, coordenar os esforços que visam estimular a adesão do BIM nos setores público e privado, unir as lideranças para que suas ações sejam democráticas, representativas e complementares e busquem otimizar recursos e maximizar os resultados.
O BIM Fórum Brasil conta com a plataforma BIM BR, onde está hospedada a Biblioteca BIM BR, as Normas Técnicas e o Termo de Referência para Disseminação e Melhoria dos Processos dentro da Construção Civil.
Escaneamento a laser
O sócio e diretor comercial do Grupo Flug, Pedro Pellegrino, apresentou a solução escaneamento a laser, usado para capturar pontos com alta precisão a partir da superfície de um objeto físico existente ou de uma região. Dentre as principais vantagens dessa nova tecnologia, destaque para:
- Designs otimizados a partir das condições existentes
- Redução da necessidade de visitas in loco
- Precisão e agilidade no levantamento
- Escopo e precificação mais bem definidos
Organizado pelo Projeto Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS), o evento é fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e a Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
As lives da 1ª Feira Virtual de Construção Sustentável ficarão disponíveis na plataforma do evento por 90 dias. Acesse!