Logo da CBIC
21/03/2018

CBIC no 8º Fórum Mundial da Água: gestão responsável e engajamento da indústria foram pautas da sessão temática “Desenvolvimento”

Em painel novamente concorrido, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) coordenou e moderou o segundo (e último) tópico sob sua responsabilidade no 8º Fórum Mundial da Água. Como parte da sessão temática “Desenvolvimento”, as palestras versaram sobre: “Da eficiência no uso da água para gestão responsável: a indústria está ciente dos riscos e oportunidades relacionados à água?”. Integraram o Grupo de Coordenação do painel – além da CBIC – a Fundação Amazonas Sustentável (Brasil), a Water, Sanitation and Hygiene Institute – Wash (Índia), a Dairy Australia (Austrália), a Parceria Portuguesa para a Água – PPA (Portugal) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef (Organização das Nações Unidas – ONU).

Entidades que atuam na América Latina e Oceania, bem como responsáveis por iniciativas de alcance global, compuseram o painel para falar sobre os desafios e as oportunidades do envolvimento da indústria na gestão responsável da água, e apresentar casos bem-sucedidos nos setores público e privado. Buscou-se mostrar como esse engajamento das organizações pode contribuir para a sustentabilidade empresarial e para a segurança hídrica, em um ciclo de crescimento sustentável e inclusivo.

Abrindo o tópico, a consultoria Aither, da Austrália, discorreu sobre métodos para valorar com precisão a água a fim de melhor influenciar a tomada de decisões, levando-se em consideração a sustentabilidade a longo prazo e a rentabilidade das empresas. Aqui, a avaliação dos riscos surge como uma ferramenta para transformá-los em oportunidades. Já a Associação Nacional de Empresários da Colômbia (ANDI) – que engloba diversos setores do país latino – falou sobre a gestão corporativa da água, comentando sobre lições e desafios, compartilhamento de conhecimento, cadeia de valor e engajamento da indústria. Para dividir sua experiência em nível global, a palestra da Wash abordou como mobilizar empresas para que melhorem o acesso à água, ao saneamento e à higiene no local de trabalho, nas comunidades onde seus colaboradores vivem e por toda a cadeia de suprimentos – trazendo, assim, essa preocupação para o centro do negócio.

Como exemplos de sucesso no Brasil, iniciativas do Estado de São Paulo e da Coca-Cola foram apresentadas. No setor público, o governo paulista passou, há alguns anos, a cobrar financeiramente o setor industrial pelo uso e pela poluição dos recursos hídricos do estado. Por sua vez, a Coca-Cola é uma organização privada que alcançou neutralidade em água em 2013 e, hoje, trabalha pela maior disponibilidade hídrica em um projeto de acesso à água potável – “Água + Acesso”. A companhia também busca obter maior eficiência hídrica junto aos seus fornecedores.

A participação da CBIC no 8º Fórum Mundial da Água contou com a correalização do Senai Nacional; e os resultados prévios dessa ação serão apresentados na próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da entidade, a ser realizada no dia 5 de abril, em São Paulo. O Fórum, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, segue com painéis internacionais até a próxima sexta-feira (23).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024