Logo da CBIC
11/08/2023

CBIC destaca ações para o desenvolvimento sustentável durante 78ª SOEA

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou, na última quinta-feira (10), da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada em Gramado (RS), para debater o papel da engenharia como protagonista do desenvolvimento sustentável do país. A entidade foi representada pelo vice-presidente da Região Sul, Marcos Mauro Pena, que apresentou os principais eixos estratégicos de atuação que a CBIC tem conduzido, por meio da sua Comissão de Meio Ambiente (CMA), para promover a propagação de ações de sustentabilidade na indústria da construção. 

De acordo com o Marcos Mauro Pena, a CBIC tem reconhecido a importância da pauta e atuado ativamente em temas como: recursos hídricos, energia renovável, resíduos sólidos, cidades sustentáveis e legislação ambiental, buscando incluir, sempre que possível, o compromisso de contribuir para atender as metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

“A sustentabilidade é considerada um vetor de negócios pela CBIC, que tem participado como um dos principais atores na discussão dessa agenda temática. A CBIC atualmente é reconhecida internacionalmente pela sua atuação no desenvolvimento sustentável e contribui com a sociedade através de publicações destacando as boas práticas de ações implantadas no setor da construção”, destacou.

Em ações práticas, a entidade já conta com um conjunto de publicações orientativas para disseminar as melhores práticas e orientar as empresas da construção em diversos temas como o Guia de Orientação para Licenciamento Ambiental e o Guia de Compra Responsável e Mapeamento de Incentivos Econômicos para a Construção Sustentável, apresentou o vice-presidente regional.

Além disso, a Comissão de Meio Ambiente da CBIC tem atuado, segundo Marcos Mauro, no estímulo junto ao poder público, para que empreendimentos sustentáveis tenham reconhecimento do esforço das empresas, além de incentivar o benefício aos consumidores conscientes e engajados com a sustentabilidade, apontou.

A 78ª SOEA foi uma oportunidade para apresentar o trabalho que a CBIC tem desenvolvido para contribuir com pautas mais sustentáveis, foram mais de 5 mil participantes, acompanhando a construção sendo o tema transversal às temáticas apresentadas, disse. 

“Durante o painel notamos a necessidade de uma maior integração da cadeia produtiva com envolvimento de vários setores de atividade econômica, assim como a conclusão do marco legal do licenciamento. Vamos trabalhar nisso”, concluiu. 

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024