Logo da CBIC
05/07/2023

CBIC reforça parceria com IFC para ampliar edifícios sustentáveis no Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforçou a parceria com a International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial, em evento realizado na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro. A organização multilateral desenvolve um trabalho global focado em soluções sustentáveis e conta com a CBIC para contribuir com a ampliação do projeto no país.

Em 2022, a IFC assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a CBIC para impulsionar a certificação de edifícios verdes no país a partir do programa EDGE. O MOU tem como objetivo a realização de trabalho conjunto para a divulgação da certificação como uma ferramenta que permite aos incorporadores projetar edifícios verdes de maneira mais econômica, trabalhar com os governos municipais para incentivar a construção sustentável, além de destacar trabalhos realizados em incorporadoras líderes no mercado de construção verde.

A parceria é importante na promoção do processo de descarbonização do setor da indústria da construção, apontou o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti.

A certificação EDGE permite maior economia no consumo da água, energia e também de materiais de construção que são incorporados nas edificações, segundo o gerente-geral da IFC no Brasil, Carlos Leiria Pinto.

“A IFC está trabalhando em parceria com a CBIC para continuar a disseminar os conceitos de construção sustentável para o Brasil. O país conta com cerca de 80% da população vivendo em cidades, é um país extremamente urbano. Essa parceria é uma oportunidade para continuarmos avançando com iniciativas de construções verdes”, apontou.

Clique aqui e confira sobre a certificação de edifícios.

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024