Logo da CBIC
24/08/2022

CBIC Jovem apresenta Pesquisa de Transformação Digital na Construção na UNICAMP

Estudantes e professores da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, em São Paulo, tiveram a oportunidade de conhecer no dia 23/08, durante a XXVI Semana de Engenharia Civil da universidade, em São Paulo, a Pesquisa de Transformação Digital na Indústria da Construção. A palestra foi apresentada pelo Grupo CBIC Jovem.

Profissionais da área e demais interessados também puderam conhecer a iniciativa, que mostra o nível de digitalização das empresas e aponta soluções digitais para o crescimento do índice. O levantamento é uma realização do CBIC Jovem, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Seu principal objetivo é mapear nacionalmente a maturidade digital de construtoras e incorporadoras nas atividades que executam. A pesquisa tem como público-alvo construtoras e incorporadoras de todos os portes, além de empresas e startups que ofereçam soluções tecnológicas para o setor da construção.

A pesquisa foi apresentada pelos jovens Marcos Siqueira *(líder do Projeto + profissão e localidade)* e Matheus Alves *(cargo/profissão e localidade)* que, além de apresentarem a CBIC e o projeto CBIC Jovem, mencionaram como surgiu a ideia da pesquisa idealizada pelo grupo e comentaram os resultados preliminares de 2021 e a chamada para a 2ª etapa.

Segundo os jovens, na primeira etapa da pesquisa as principais barreiras identificadas para a digitalização foram:

  • 57% dos indicadores apontam para a falta de integração dos sistemas da empresa;
  • 43% referem-se a falta de investimento em tecnologia;
  • 34% envolvem a participação dos agentes externos, como órgãos públicos, fornecedores e profissionais do ramo que ainda não aderiram as práticas de digitalização e inovação tecnológica em seus processos.

Além disso, apenas três regiões do Brasil apresentaram um certo nível de digitalização em seus processos: Sudeste, com 3,3; Sul com 3,1 e o Nordeste com 2,7, considerando a média de participantes respondentes na primeira etapa, por meio de uma média simples.

Os resultados apontam para os principais processos observados como prioridades a digitalizar na cadeia produtiva da construção civil, nas etapas como o desenvolvimento de projetos, planejamento, orçamento, suprimentos e a gestão construtiva de forma geral.

Clique aqui e responda à pesquisa!

A Pesquisa de Transformação Digital na Indústria da Construção tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças “, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2025