Logo da CBIC
10/12/2021

CBIC parabeniza engenheiros, alavanca do setor da construção e do país

Ao celebrar amanhã (11/12) o Dia do Engenheiro, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aproveita a oportunidade para saudar os engenheiros da indústria da construção pela relevância da profissão no dia a dia de todos os cidadãos brasileiros.

José Carlos Martins, presidente da CBIC, parabeniza os engenheiros pelo importante trabalho desenvolvido para alavancar o setor, locomotiva da economia brasileira e reforça a importância de a sociedade encarar com seriedade a Engenharia no Brasil.

Ilso José de Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais (COIC) da CBIC, ressalta que a Engenharia é fundamental para as obras industriais.

No segmento industrial e corporativo, por exemplo, a engenharia assegura aos projetos, segundo o executivo, performance de desempenho, segurança técnica e inovação nos processos. Em sua avaliação, a Engenharia, que representa entre 5,0% e 10,0% no custo final de um projeto, tem uma grande capacidade de influenciar o seu sucesso total.

“Com a engenharia bem contratada, desde as fases de projetos, de licitações até a construção, pode-se assegurar que o resultado será uma obra funcional, segura e longeva (se as manutenções forem feitas)”, menciona o empresário José Eugênio Gizzi, membro da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC e vice-presidente CBIC – Região Sul.

Valorização da Engenharia

Para Ilso de Oliveira, o caminho para valorizar a engenharia passa por um processo de conscientização de todos (autoridades, órgãos fiscalizadores, dirigentes e gestores de empresas e a sociedade) sobre o quanto “a engenharia é importante na vida das empresas, na vida das pessoas e no desenvolvimento do País”.

Na visão de Gizzi, tudo começa pela contratação dos projetos. “Sempre valorizando a técnica, posteriormente contratando as obras não pelo ‘menor’ preço e sim pelo melhor preço, valorizando a expertise da empresa e remunerando a qualidade, a segurança e o prazo contratual”, menciona.

Oscar Simonsen, diretor da Montcalm Montagens Industriais e membro da COIC/CBIC, defende que a Engenharia no Brasil deve, de forma imediata, seguir o caminho da digitalização, que é o indicado pelo que passou a ser designado como Indústria 4.0.

O executivo da Montcalm ressalta que, a fim de seguir o exemplo de países industrializados e de países em desenvolvimento atentos a este momento, foi criado o ProEC4.0 = Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Engenharia (IE), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Deloitte Center for Capital Project e Abemi. O objetivo é levar a indústria brasileira de Engenharia e Construção a um estágio aceitável de produtividade e competitividade.

A iniciativa tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da Comissão de Obras Industriais (Coic) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Obras Industriais e Corporativas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.