Logo da CBIC
04/11/2019

Empresa obtém Licença de Operação Corretiva para Complexo de Germano/MG

A Samarco recebeu a Licença de Operação Corretiva (LOC) para suas atividades operacionais no Complexo de Germano, localizado em Minas Gerais (MG), e deve reiniciar as suas operações utilizando novas tecnologias para o empilhamento de rejeitos a seco.

Aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a LOC garante que a Samarco agora possui todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas operações.

De acordo com a empresa, o retorno das atividades relacionadas à extração de minério de ferro, às plantas de beneficiamento em Germano, Mariana (MG) e à planta de pelotização no Complexo de Ubu, localizada em Anchieta (ES), apenas ocorrerá após a implementação de um sistema de filtragem.

A construção da planta de filtragem deverá ocorrer em um prazo aproximado de 12 meses, a contar da obtenção da LOC. Durante esse período, a empresa continuará com as atividades de prontidão operacional, que inclui a manutenção de equipamentos.

Após a implementação do sistema de filtragem, sujeita à aprovação de seus acionistas, a Samarco estima que a retomada de suas atividades ocorrerá por volta do final do ano de 2020.

Com o  processo de filtragem, a empresa poderá filtrar a parte arenosa do rejeito (80% do total em volume) e empilhá-la de forma segura.

Os 20% restantes serão depositados na cava Alegria Sul, uma estrutura rochosa confinada, o que aumenta a segurança. As obras de preparação da cava Alegria Sul começaram em outubro de 2018 e foram concluídas em meados deste mês.

“Com a aprovação da LOC, a Samarco está autorizada a reiniciar as operações. Entretanto, inicialmente precisamos adotar novas tecnologias de filtragem que aumentarão a segurança, o princípio fundamental que guia o nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente, Rodrigo Vilela.

Veja a íntegra da matéria

(Com informações da Samarco)

COMPARTILHE!
Comissão de Obras Industriais e Corporativas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.