Logo da CBIC
11/04/2025

COIC projeta avanços para obras industriais com foco em inovação, desempenho e segurança jurídica

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu nesta quinta-feira (10), durante o 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), para discutir os rumos do setor e apresentar os próximos passos dos projetos em andamento. O encontro foi marcado por um debate técnico e colaborativo, com foco no uso de dados, novas tecnologias e soluções estratégicas para impulsionar o segmento de obras industriais no país.

O vice-presidente da COIC/CBIC, Ilso de Oliveira, destacou o estudo sobre o mercado de obras industriais com projeção para o período de 2025 a 2028, atualmente em desenvolvimento. “Estamos construindo um trabalho que possa trazer inteligência para o setor. A colaboração é essencial para que essa área evolua da melhor forma e com a agilidade que o momento exige”, ressaltou.

Durante a reunião, os participantes debateram os melhores softwares para a organização e visualização dos dados do estudo, além de discutirem o uso de inteligência artificial como uma aliada na melhoria da eficiência dos projetos. A aplicação de tecnologias inovadoras foi vista como um diferencial estratégico para a gestão de obras industriais no cenário atual.

Ilso também fez um balanço das ações já realizadas pela comissão já neste ano como a 12ª Reunião Geral da COIC, ocorrida em fevereiro, e destacou temas como a escassez de mão de obra especializada. O dirigente lembrou que o assunto vem sendo acompanhado de perto pela CBIC, com iniciativas como o projeto “Desafios da Mão de Obra”, da CPRT/CBIC; o case “Projeto Capacitar”, da FIEMG/SENAI-MG; e as estratégias implementadas pela empresa HTB Engenharia.

Entre os projetos em desenvolvimento, estão duas novas edições do Roadshow da COIC: a próxima será realizada em junho, em São Paulo, e a 14ª edição acontecerá em outubro, no Mato Grosso. “Esses eventos são fundamentais para compartilhar conhecimento, conectar os agentes do setor e fomentar soluções aplicadas à realidade das obras industriais”, reforçou Ilso.

Outro destaque foi a contratação de uma consultoria técnica para desenvolver uma análise de riscos na formação e gestão de consórcios, com o objetivo de mapear riscos contratuais e fortalecer a segurança jurídica nas parcerias entre empresas.

A COIC também deu início à estruturação de um projeto voltado à criação de indicadores de desempenho para avaliação da gestão compartilhada em obras industriais. A proposta é desenvolver um modelo de medição que apoie decisões estratégicas e colabore com melhores resultados em empreendimentos conduzidos em conjunto.

COMPARTILHE!