Engenharia contribui para o resgate da economia e do social na pandemia
Você já parou para pensar que neste momento de pandemia é a Engenharia que permite a grande parte da população mundial o conforto de poder trabalhar de casa? Que ela ajuda a lidar com o cenário mundial da Covid-19 e atua em benefício da sociedade e na inclusão social, desenvolvendo soluções que melhoram o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas? E que é sinônimo de desenvolvimento?
Presente no cotidiano, como no simples banho de chuveiro, ou em importantes obras como a da Hidrelétrica de Itaipu, a Engenharia é imprescindível não apenas para ampliar a infraestrutura e dar condições de habitação, transporte, comunicação, saúde e lazer, mas também para melhorar a qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.
Na avaliação do presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, de um modo geral, a sociedade dá valor à Engenharia, na medida em que as pessoas têm a percepção de sua presença nos diversos serviços que fazem parte do seu cotidiano. “Acontece que essa percepção nem sempre ocorre, seja no transporte, na comunicação, na saúde, na habitação, no saneamento. A Engenharia está presente em todas essas áreas, garantindo sua constante evolução”.
“Por outro lado, quando por algum motivo excepcional ocorre um fato negativo por falha ou omissão da Engenharia, isso ganha notoriedade e tem reflexo muito negativo sobre a imagem da Engenharia como um todo”, ressalta Lima Jorge.
Campanha de Valorização da Engenharia
“Nesse sentido, resgatar o valor da Engenharia nacional é um dos maiores desafios impostos à construção”, defende o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Para sensibilizar a sociedade quanto à sua real relevância, a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC intensificou suas ações para mostrar como a Engenharia está presente e inserida na vida das pessoas e como ela pode facilitar e trazer conforto.
“A ‘Campanha de Valorização da Engenharia’ da CBIC está programada para ser implementada em etapas e desta forma visa também chegar aos tomadores de decisões nas contratações de obras e serviços de engenharia, tanto públicas quanto privadas. Em sua quarta fase, o objetivo é reforçar os benefícios que são frutos da engenharia, benefícios esses que muitas vezes passam despercebidos”, evidencia o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira.
Produtividade e redução do custo de implantação dos projetos
“Ao perceber o valor da Engenharia, a sociedade poderá dirigir seu apoio no sentido de a indústria da construção civil ter contratações mais eficazes, projetos com melhor qualidade, reduzindo o número de obras inacabadas”, completa Oliveira.
Lima Jorge, por sua vez, salienta a importância da campanha tanto para o setor quanto para sociedade, por “mostrar a realidade que associa diretamente a Engenharia à evolução da segurança e do bem-estar, com efeitos altamente positivos sobre a economia do País”.
“Se valorizarmos mais os profissionais e as empresas que possuem conhecimento e tecnologia embarcada reduziremos o número de acidentes e falhas operacionais nos projetos. Teremos também, como consequência no médio e longo prazo, uma crescente melhoria na produtividade e redução do custo de implantação dos projetos”, menciona o presidente da COIC/CBIC.
A campanha integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).