Logo da CBIC
26/10/2021

Conselheiros da CBIC reuniram-se na 26ª Reunião Ordinária da Conjur

Focados no desenvolvimento do setor, membros do conselho participaram ativamente das discussões

Reunidos para discutir normativas e mudanças pertinentes no setor imobiliário, os Conselheiros do Conselho Jurídico da CBIC marcaram presença na 26ª Reunião Ordinária da Conjur.

Conduzida pelo Presidente José Carlos Braide Nogueira da Gama, parâmetros e temas conflitantes do setor foram abordados e discutidos com propostas de solução para cada questão apresentada.

Focados na construção de novas ideologias normativas, os relatores colocaram em pauta importantes detalhes que formatam e dão respaldo a novas propostas estruturais e artigos vigentes das leis previamente definidas para discussão.

De forma construtiva e dinâmica, os conselheiros trocaram experiências sobre ocorrências em diversos estados, propuseram novas condutas para apresentação ao Presidente e definiram líderes guia para cada projeto a ser desenvolvido.

Em destaque, ficam as propostas de modificação para conter o desvirtuamento quanto ao uso de Sociedade de Propósito Específico, as taxas cartoriais divergentes nos estados, aplicação de dispositivos fundamentais da incorporação imobiliária e apresentações embasadas por material e palestra de relatores sobre os aspectos mais pertinentes das leis em pauta.

Ainda sobre diálogos mais relevantes na reunião, o preenchimento de lacunas em leis e instruções normativas que precisam ser reavaliadas, face ao longo período de promulgação ou alterações do setor que forçam novas normativas, foram discutidas em elevada competência jurídica, com soluções propostas e bem definidas para gerar adendos necessários para proteger os interesses do consumidor e de empresas do setor.

Demonstrando colaboração com os colegas presentes, os conselheiros que tinham materiais e propostas normativas de interesse geral, dividiram suas experiências e orientaram os demais doutores sobre formas de otimizar, criar melhores relacionamentos jurídicos e propiciar maior qualidade à condição imobiliária de forma assertiva e responsiva.

As elucidações jurídicas foram, em especial, ligadas à Lei de Licitação n° 14.133/21, Lei de Registro e Incorporação, alterações com prazo de vigência para dezembro de 2023 na Resolução 4.909, premissas sobre o projeto em desenvolvimento proposto para alteração da Lei 6.015 com diagnóstico específico de artigos sobre a influência dos serviços eletrônicos.

Realizada via plataforma digital zoom, os relatores convidados, doutores Carlos Delmar, Erika Calheiros (CBIC), Felipe Boa Ventura (ADEMI-PE), Guilherme Guerra (ADEMI-PE), José Carlos Gama, Luis Carlos Moreira (Sinduscon- PA), Rafael Mota (Sinduscon- DF), Raul Amaral (Sinduscon- CE) e Rosane Machado, desenvolveram insumos para suas propostas e disponibilizaram seus recursos, em provas sumárias propostas, para beneficiar ações futuras.

A previsão é de que os conselheiros possam reunir-se novamente, de forma presencial, em dezembro deste ano.Essa ação tem interface com o projeto Segurança Jurídica na Indústria Imobiliária da CBIC em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.