Logo da CBIC
24/07/2020

Corregedoria de SC afasta exigência de certidão negativa para registro de imóvel

O pedido formulado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), para que os ofícios de registro de imóveis de Santa Catarina se abstenham de exigir a Certidão Negativa de Débito (CND) para efetuar averbação de construção foi deferido.

A decisão é da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina. No despacho, o juiz-corregedor, Rafael Maas dos Anjos, determinou  que os cartórios de registro de imóveis do estado deixem de cobrar, de ofício, CND nas operações notariais.

“A Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC) interpôs recurso administrativo alegando que a dispensa de apresentação da CND para a prática de atos no Registro de Imóveis já teria sido implementada e por essas razões, requereu a dispensa da CND para efeitos de averbação da construção, tal como solicitavam os requerentes”, explicou o magistrado em sua decisão.

Confira a íntegra do despacho.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.