Logo da CBIC
07/03/2018

Em reunião, Conjur da CBIC levanta debate sobre registros imobiliários e anuncia seminário jurídico

Nesta quarta-feira (7), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebeu representantes de entidades de todo o Brasil, em Brasília, para a 11ª reunião ordinária de seu Conselho Jurídico (Conjur). Em pauta, estavam 19 tópicos a serem apresentados e/ou debatidos. O grupo foi atualizado das discussões em torno dos projetos de lei (PLs) sobre distratos e da questão do trabalho escravo ou em condição análoga – esta última que voltará a ser tema de análise na próxima reunião da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), com a participação do Conjur, no dia 12 de março.

O Conjur buscou também fomentar o Grupo de Trabalho (GT) Imobiliário para o levantamento das diferenças de tratamentos cartoriais pelo País, a fim de buscar, posteriormente, uma uniformidade nos processos. Para isso, é preciso ainda analisar a Lei 4.591/64, sobre incorporações imobiliárias, para apontar os problemas enfrentados pelo setor. Questões relacionadas a validade e carência da incorporação, registro das promessas de compra e venda, bem como individualização das matrículas foram debatidas. A CBIC visa, assim, levar suas sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que irá formar um GT para criar uma espécie de resolução com regras mínimas gerais, a nível de registros do mercado imobiliário, para todo o Brasil. “Precisamos parar de apagar incêndio. Precisamos pegar uma lei como essa, tão importante para nosso setor, e começar a corrigi-la e adequá-la para a realidade do século XXI, para preventivamente evitar todos os problemas jurídicos que estamos enfrentando”, afirmou José Carlos Gama, presidente do Conjur.

O próximo Seminário Jurídico, a ser realizado em setembro, foi outro tema em pauta. Ficou definida a composição da comissão organizadora, composta por Maria Amélia Garcez, Fabrício da Silva Henriques e Walter Bernardes de Castro, que definirá a data do seminário a ser realizado em Curitiba, no Paraná. A CBIC ficará responsável por dar apoio institucional ao evento.

Sobre a Resolução Normativa 414/2010 da Aneel, ficou definido que o Grupo de Trabalho Administrativo, coordenado por Rafael Mota (Sinduscon-DF) e com apoio de Raul Amaral (Sinduscon-CE), apresentará ao Conjur parecer sobre o assunto no próximo mês de abril.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.