Revisão do regimento SiAC e Desenvolvimentos de FAD’s

06Fev08:3018:00Revisão do regimento SiAC e Desenvolvimentos de FAD’s

Detalhes do Evento

Compatibilização do Regimento do SiAC/PBQP-H com a ISO 9001:2015 e desenvolvimento das Fichas de Avaliação de Desempenho – FAD’s são os dois temas da reunião do grupo de trabalho da COMAT/ CBIC dia 06 de fevereiro

Esta ação está contida no projeto Gestão de Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

Compatibilização do Regimento do SiAC/PBQP-H com a ISO 9001:2015

Em janeiro/2017 o Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União a portaria com o novo Regimento SiAC – Execução de Obras, cuja principal alteração foi sua adequação à Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575.

Desde então, a Comissão Nacional do SiAC (CN-SiAC) tem trabalhado na compatibilização do regimento à ABNT NBR ISO 9001:2015, visando assegurar às construtoras a possibilidade desta certificação simultaneamente à certificação do Nível A do SiAC.

Antes de ser levada à próxima reunião da CN-SiAC para aprovação, a referida minuta será apreciada no âmbito da COMAT/CBIC, objetivando discutir e validar a proposta, bem como fazer as sugestões que considerar pertinentes.

Desenvolvimento das Fichas de Avaliação de Desempenho – FAD’s

Com a publicação da Portaria 550 do Ministério das Cidades, de 11/11/2016, o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas – SiNAT/PBQP-H passou a incluir em seu escopo a avaliação técnica de sistemas convencionais e a concessão de Ficha de Avaliação de Desempenho de Sistema Convencional – FAD, documento técnico do SiNAT/PBQP-H que contém os resultados da avaliação técnica e condições de execução/operação, uso e manutenção de um sistema convencional.

Concedida a FAD de um sistema convencional, de acordo com os requisitos do Regimento do SiNAT/PBQP-H, ela passa a compor o Catálogo de Desempenho de Sistemas Convencionais, integrante dos documentos de Desempenho HIS, publicados pelo Ministério das Cidades em 2015. (http://app.cidades.gov.br/catalogo/)

Considerando a utilidade das FADs, já que são informações públicas, possibilitando o uso pelos projetistas e construtores, em seus projetos e obras, a CBIC e o Ministério das Cidades vêm discutindo a possibilidade de realização de esforço setorial, visando ampliar o número das fichas disponíveis para uso, para que sejam representativas das necessidades do setor em todo o Brasil.

O projeto visa reunir construtores, através da CBIC e Sinduscons/Ademis/Secovis/Associações, Governo Federal, através do Ministério das Cidades e MDIC, SENAI, fabricantes de materiais, laboratórios, da academia e outras partes interessadas.

A primeira tarefa é justamente definir o universo de FAD’s de interesse do setor e este é o objetivo do segundo tema da reunião que ocorrerá dia 06 de fevereiro, na CBIC.

Mais

Horário

6 de Fevereiro de 2018 08:30 - 18:00(GMT+00:00)

Localização

Sede da CBIC

SBN Quadra 01 Bloco I Ed. Armando Monteiro Neto - 4º Andar

Other Events

Get Directions

Add Comment

Click here to post a comment

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.