CBIC realiza visita técnica ao empreendimento BEM Moema, em São Paulo
Nesta quarta-feira (2), uma comitiva da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), organizada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), realizou uma visita técnica ao empreendimento BEM Moema, da Tegra Incorporadora, em São Paulo. A visita reuniu especialistas da construção civil para conhecer as inovações e soluções tecnológicas aplicadas ao projeto.
O BEM Moema, composto por duas torres que integram unidades residenciais e comerciais, oferece uma ampla gama de plantas, desde studios até apartamentos com mais dormitórios, o que atrai diversos perfis de clientes. Durante a visita, os participantes exploraram as inovações da obra, que se destaca pelo uso de soluções sustentáveis e tecnológicas.
Um dos principais diferenciais do projeto é a fachada feita com painéis pré-moldados da empresa STAMP, um sistema que vem ganhando espaço no mercado por sua eficiência e agilidade na execução. “Essas fachadas são feitas de elementos concretos que são produzidos em fábricas e montados no canteiro de obras. Além de reduzir o tempo de construção, elas oferecem um acabamento uniforme, permitindo uma estética moderna”, explicou Lucas Souza Ramos, engenheiro trainee da Tegra Incorporadora. Ele também ressaltou a durabilidade e o isolamento térmico e acústico proporcionados por essa tecnologia.
Outro ponto alto da visita foi o Smart Wall, um sistema de parede inteligente que chamou a atenção dos visitantes. “A gente já teve outras visitas aqui por conta desse sistema e da fachada pré-moldada. O mercado tem se interessado muito por essas inovações”, afirmou Danilo França, gerente da obra. Ele explicou que o Smart Wall é uma tecnologia inovadora que contribui para a eficiência do empreendimento e tem sido um diferencial nas obras da Tegra.
Além da tecnologia, o compromisso com a sustentabilidade também foi destacado. O projeto BEM Moema adota soluções que visam reduzir o consumo de energia e água, além de utilizar materiais ecológicos, reforçando o compromisso da Tegra Incorporadora com a construção de empreendimentos sustentáveis.
Dionizio Klavdianos, vice-presidente da COMAT/CBIC, destacou a importância de visitas técnicas como essa para promover a troca de conhecimento e o avanço tecnológico no setor da construção. “O BEM Moema é um exemplo claro de como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar juntas no desenvolvimento de empreendimentos de alta qualidade. A utilização de tecnologias como o Smart Wall e os painéis pré-moldados não só trazem eficiência à obra, mas também elevam o padrão da construção civil no Brasil”, afirmou Klavdianos.
A visita técnica foi mais uma oportunidade para que os profissionais do setor compartilhassem experiências e conhecessem de perto as práticas que estão transformando o mercado da construção civil. Além de membros da CBIC, representantes do Senai-CIMATEC, Sinduscon-MG, Sinduscon-Paraná Oeste, Sinduscon-BA, Sinduscon-Paraná Noroeste, Sinduscon-ES, Sinduscon-AL, Ademi-PE, e Ademi-DF também estiveram presentes.
O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).