Logo da CBIC
27/10/2022

Ainda dá tempo! Prazo final das inscrições do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é hoje

A live Quintas da CBIC de hoje (27/10) tratou sobre “Inovação + Sustentabilidade: a construção que transforma”, destacando o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). As inscrições para a iniciativa podem ser realizadas até esta sexta-feira (28/10) pelo site.

O presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, reiterou o prazo e cuidados para enviar os projetos. “A gente alerta para quem está se inscrevendo tomar cuidado com detalhes como tempo limite do vídeo e não escrever o nome da empresa no fundo da tela do vídeo, pois isso pode gerar desclassificação”, disse.

O diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade, destacou a importância da inovação para o setor. “Hoje eu sinto que chegou a hora desse grande salto da indústria da construção civil para a inovação. A gente precisa construir mais rápido, mais barato, mais sustentável, e que melhor se adeque a diferentes perfis de consumidores cada vez mais exigentes”, reiterou.

A analista de P&D na Rôgga Empreendimentos, Talita Perrony, participou do prêmio no ano de 2020 e conquistou o 1º lugar na categoria de Sistemas Construtivos e o 2º lugar em Gestão de Processos em P&D. O primeiro projeto contou com a combinação de tecnologias alvenaria estrutural + lajes pré-fabricadas e um centro de preparação e logística Rôgga, uma fábrica. Segundo ela, o resultado da execução de um pavimento de oito apartamentos diminuiu de 14 dias para sete dias. “Pensamos a construção civil com um sistema diferente e mais ágil. Hoje já é um sistema bem consolidado na construtora. E o trabalho de P&D continua. Temos um setor de pesquisa e desenvolvimento que é focado em trazer novas soluções para melhorar a produtividade de obras”, disse.

Talita ainda incentivou outras empresas a participarem do prêmio. “A gente entende que a industrialização precisa acontecer e ter processos mais ágeis, isso vai gerar uma melhora em toda cadeia. Sabemos que o déficit habitacional é gigantesco, então a gente tem oportunidade para todo mundo. É um incentivo trazer essa premiação, que tem muitos benefícios. Muitas pessoas já vieram atrás para entender um pouco mais e estamos sempre abertos para trocar ideias. Não precisa ser só empresa, o prêmio abrange grande parte da construção civil”, mencionou.

José Márcio Fernandes, da TecVerde Engenharia, já participou de diversas edições da premiação da CBIC. Em 2012, conquistou o segundo lugar com o projeto Desenvolvimento de Tecnologia Wood Frame para Habitações Sustentáveis. Em 2014 conseguiu o primeiro com o sistema construtivo “Industrialização e sustentabilidade na construção civil”. Em 2016 com o desenvolvimento do sistema construtivo Light Wood Frame destinado à construção de edificações multifamiliares de até quatro pavimentos. Em 2018 com o projeto P&D para construção de casa em um dia. Agora, em 2022, a empresa vai concorrer com a Techome – uma empresa digital que realiza uma obra de forma rápida, sem canteiro de obras e sem burocracia através de financiamento.

“Nós começamos pela nossa missão de transformar o setor da construção civil para um setor mais sustentável e industrializado. A transformação precisa de todas as entidades de classe, o governo, o apoio da indústria e dos empresários. O prêmio simboliza muito isso. Era um momento que a gente queria trazer todo mundo junto, mostrar o trabalho que a gente estava fazendo, compartilhar com mais pessoas e trazer esse movimento para mudar o setor inteiro”, afirmou.

Clique aqui e assista a live na íntegra!

Também participaram do evento o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, o conselheiro do Sinduscon-BA, Vicente Mattos, e o gerente IST Construção Civil SENAI CIMATEC, Carlos Bomfim.

Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade
O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade tem como objetivo contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e relacionadas à sustentabilidade dos empreendimentos do setor.

Estão aptos a participarem: profissionais atuantes em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o país e de empresas e instituições estrangeiras que desenvolvam trabalhos inovadores cujos resultados contribuam para a inovação do setor.

Clique aqui e inscreva-se no 24º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade, participe!

Confira as categorias abaixo: 

  • Materiais e componentes
  • Sistemas construtivos
  • Gestão da produção e P&D
  • Pesquisa acadêmica
  • Startups

Premiação 1º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística.
  • Troféu.
  • Prêmio no valor bruto de R$ 15.000,00.
  • Entrevista e registro em vídeo para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Premiação 2º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística (passagem aérea em classe econômica e hospedagem, se couber).
  • Entrevista para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Premiação 3º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística (passagem aérea em classe econômica e hospedagem, se couber); entrevista para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Ainda dá tempo de concorrer ao prêmio! Divulgue o conteúdo e boa sorte!

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024