Logo da CBIC
26/09/2022

Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade: leia entrevista com vencedor da última edição

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), se prepara para mais um Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. Em sua 24ª edição, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos do setor. O evento de premiação está previsto para o dia 07 de dezembro.

Para relembrar a importância do evento e a trajetória dos últimos anos, a CBIC está produzindo uma série de matérias sobre os projetos vencedores que fizeram diferença no setor da construção civil. A terceira reportagem foi com o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia LTDA (São Paulo), que venceu em 1º lugar na Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com o projeto Casa24h: Uma casa montada em 24h.

“A premiação foi um reconhecimento nacional por uma ideia que eu tive para melhorar a construção no Brasil. O projeto da Casa24h foi o vencedor e isso representa um indicador muito forte de que o Brasil realmente demanda iniciativas para transformar o setor”, disse Ferreira

Segundo ele, a Casa24h é uma metodologia de trabalho cujo principal pilar é a integração entre todas as disciplinas de projeto e obras, utilizando o BIM como ferramenta para proporcionar essa integração de maneira ágil, eficiente e que gere lucro. “Estamos implantando esta metodologia em mais de 25 empreendimentos de mercado imobiliário residencial, com mais de 200.000m² de área construída”, explicou.

De acordo com Luiz Henrique, por se tratar de uma metodologia que foca na integração, é natural que ocorram personalizações para cada empreendimento onde a mesma é aplicada. “Essas personalizações acontecem para que a metodologia possa se acomodar às diferentes realidades do Brasil, tais como legislação, concessionárias de eletricidade, água, gás, nível de evolução BIM das equipes de projetos, etc”, destacou.

Ferreira ainda reiterou a importância da CBIC. “A CBIC é a entidade máxima da construção no Brasil e a promoção de prêmios como este possibilita visibilidade nacional para iniciativas locais, contribuindo de maneira decisiva para a melhora do setor da construção civil no Brasil”, finalizou.

Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio! Participe!

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024