Logo da CBIC
30/08/2022

Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade: inscrições abertas até 20/10. Saiba mais detalhes!

Nesta terça-feira (30/8), às 14h, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou oficialmente a 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. As inscrições estão abertas até o dia 20/10/22. A iniciativa conta com cinco categorias e premiação para os três primeiros colocados de cada uma delas. Veja abaixo todas as informações.

Categorias

  • Materiais e Componentes
  • Sistemas Construtivos
  • Gestão da Produção e P&D
  • Pesquisa Acadêmica
  • Startups

Inscrições

As inscrições estarão abertas até 23h59 do dia 20 de outubro de 2022 (horário de Brasília/DF). Em caso de preenchimento incompleto até o prazo máximo especificado a inscrição não será validada.

As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente, no sistema de inscrição online disponível no site: http://www.cbic.org.br/premioinovacaoesustentabilidade

Cada proponente poderá participar com um ou mais trabalhos, individualmente ou em equipe em uma ou mais categorias. No entanto, cada proposta de trabalho só deverá ser inscrita em uma única categoria, não podendo a mesma proposta participar em mais de uma categoria.

A participação de projetos premiados em edições anteriores do Prêmio CBIC, não será permitida.

Quem pode participar?

Podem participar profissionais que atuem em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o País e de empresas e instituições estrangeiras.

Aos membros das comissões organizadora e julgadora do prêmio, bem como de seus parentes em primeiro grau, é vedada a participação na disputa.

Apresentação e entrega das propostas

  • Formato de vídeo.
  • O vídeo deve ter obrigatoriamente um limite de 7 minutos, de até 100MB.
  • É permitida a inclusão no vídeo de imagens, gráficos, dados, tabelas que sirvam para o atendimento do conteúdo previsto

Premiação 1º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística.
  • Troféu.
  • Prêmio no valor bruto de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
  • Entrevista e registro em vídeo para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Premiação 2º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística (passagem aérea em classe econômica e hospedagem, se couber).
  • Entrevista para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Premiação 3º lugar

  • Participação da cerimônia de premiação promovida pela CBIC para um proponente ou um representante do grupo de trabalho, incluída a logística (passagem aérea em classe econômica e hospedagem, se couber); entrevista para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação.

Reunião de lançamento

A reunião de lançamento do Prêmio contou com a participação do presidente da COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos, do presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, e do presidente do Instituto de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon), Jorge Dantas.

Klavdianos lembrou que a iniciativa acontece desde 1994 e que sempre teve a sustentabilidade como preocupação. “O vencedor da categoria de novos materiais, em 1994, já pensava na questão da sustentabilidade. O Prêmio já tem uma história e contribui muito para o setor da construção civil”, disse.

Sarti abordou o enfoque de melhorias ambientais. “A sustentabilidade é irmã siamesa da inovação tecnológica e o prêmio é fundamental para puxar a mudança do setor para a sustentabilidade”, afirmou.

Dantas reiterou que Inovação é sustentabilidade. “Você procura sempre buscar fazer mais e aprimorar com menos recursos”, comentou.

Para o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Roberto de Medeiros, é um orgulho participar da ação. “A gente acredita muito, não só no prêmio, mas em toda a proposta que a CBIC conduz, juntamente com os Sinduscons regionais. Sempre vemos os trabalhos com muito resultado positivo. Seja em produtividade, em inovação, em sustentabilidade e em retorno efetivo para a indústria, país e sociedade. Estamos na torcida que esse prêmio seja um sucesso, como todos os outros, e tem tudo para isso”, destacou.

A especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI, Dyanna Karla Pinheiro, também reconheceu a relevância da iniciativa. “Venho acompanhando esse movimento há alguns anos e sei o quanto isso é importante e representativo para o setor. Aqui, reforço todo o apoio do SENAI”, mencionou.

Clique aqui e assista à reunião na íntegra.

Baixe a apresentação sobre o Prêmio

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

Agenda COMAT