Logo da CBIC
18/08/2022

Revisão da Norma de Parede de Concreto consta em consulta nacional na ABNT

O Projeto de Revisão ABNT NBR 16055 “Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimento”, entrou em Consulta Nacional no dia 15/08 e o prazo para participação finaliza no próximo dia 13/10. A Revisão foi elaborada pala Comissão de Estudo de Paredes de Concreto (ABNT/CE-002:123.005) e quando aprovada substituirá a versão de 2012.

A Norma estabelece os requisitos básicos para o sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco, com fôrmas removíveis e armaduras distribuídas em toda a parede (barras e fios de aço ou telas de aço soldadas), para qualquer número de pavimentos.

Esta norma se aplica às paredes submetidas à carga axial, com ou sem flexão, concretadas com todos os elementos que farão parte da construção final, como detalhes de fachada (frisos, rebaixos), armaduras distribuídas e localizadas, instalações (elétricas e hidráulicas), quando embutidas e elementos estruturais solidarizados.

Para participação da Consulta Nacional clique aqui.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), monitorou esta revisão e divulgou as reuniões que aconteceram no Portal de Normas Técnicas da entidade, como faz com todo o arcabouço de normas da construção.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento de normas é parte integrante do ‘Projeto Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024