Logo da CBIC
06/04/2022

Confira, no Quintas da CBIC, os impactos do modelo regulatório do Inmetro

Os impactos do modelo regulatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no setor da construção civil, aprovado em março deste ano, serão tratados amanhã (07/04), às 17h, durante o Quintas da CBICGaranta sua vaga!

Com implementação gradual em cinco anos, o sistema de governança visa trazer mais previsibilidade e eficiência à atuação regulatória do Inmetro. O objetivo é eliminar custos adicionais ao setor produtivo, facilitar o crescimento de pequenas empresas e incentivar a inovação. Em linhas gerais, o Inmetro deve estabelecer o que deve ser observado em termos de segurança e qualidade dos produtos, mas sem direcionar o fabricante a como executar, desde que a segurança seja garantida.

Segundo o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos, o novo modelo regulatório traz boas expectativas para o setor, pois, de forma similar ao que prega a Norma de Desempenho, passa a se preocupar mais com a qualidade do bolo do que com os ingredientes. “Pretende priorizar o que deve ser realmente fiscalizado, passar a responsabilidade pelo produto para aquele que de fato precisa assumir – seu fabricante. É de se supor que teremos ganhos de produtividade. As mudanças são coerentes com os princípios da indústria 4.0, portanto estimula a competitividade”, disse.

O evento contará com a participação de:

  • José Carlos Martins, presidente da CBIC
  • Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC
  • Marcos Aurélio Lima de Oliveira, assessor da Presidência do Inmetro

Clique aqui e inscreva-se!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Junho, 2024