Logo da CBIC
04/04/2022

Quintas da CBIC abordará impactos do modelo regulatório do Inmetro

O Quintas da CBIC desta semana (7/4) vai tratar dos impactos do modelo regulatório do Inmetro no setor da construção civil, que foi aprovado em março deste ano e publicado no Diário Oficial da União. A implementação do modelo será gradual e se dará em cinco anos. O encontro será nesta quinta-feira, às 17h. Garanta sua vaga!

O evento contará com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, do presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos, e do presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Para Klavdianos, o novo modelo regulatório traz boas expectativas para o setor. “Isso porque, de forma similar ao que prega a norma de desempenho, passa a se preocupar mais com a qualidade do bolo do que com os ingredientes. Pretende priorizar o que deve ser realmente fiscalizado, passar a responsabilidade pelo produto para aquele que de fato precisa assumir – seu fabricante. É de se supor que teremos ganhos de produtividade. As mudanças são coerentes com os princípios da indústria 4.0, portanto estimula a competitividade”, disse.

De acordo com o governo, o modelo regulatório é um sistema de governança para trazer mais previsibilidade e eficiência à atuação regulatória do Inmetro. O objetivo é eliminar custos adicionais ao setor produtivo, facilitar o crescimento de pequenas empresas e incentivar a inovação. Em linhas gerais, o Inmetro deve estabelecer o que deve ser observado em termos de segurança e qualidade dos produtos, mas sem direcionar o fabricante a como executar, desde que a segurança seja garantida.

Clique aqui e inscreva-se!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024