Logo da CBIC
10/03/2022

CBIC avalia produtividade no canteiro de obras como foco do Prêmio de Inovação de 2022

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) deu início às ações da área em 2022, durante a primeira reunião online do ano, realizada no dia 09/03, com a participação de especialista em produtividade, representante da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e membros da comissão.

O professor da Poli-USP e diretor da Produtime e da Indicon, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, fez uma exposição sobre o tema “Produtividade da mão de obra no canteiro de obra”. O objetivo foi abrir as discussões para a definição das categorias específicas da edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, que será lançado no segundo semestre do ano.

Na avaliação de Ubiraci de Souza, “melhorar a produtividade é essencial para a construção e para o país”. Como caminhos, citou: pré-fabricação, intervenções em equipamentos, PDCA da mão de obra, Saúde e Segurança do Trabalho (SST), projetos, microplanejamento, apoio da tecnologia, novos produtos/processos, treinamentos e motivações das operações.

Inovação e produtividade

As tecnologias homologadas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e os disponíveis para utilização, com destaque para o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT), foram apresentadas pelo engenheiro Antônio Eurípedes Rosa, do PBQP-H, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR).

O SiNAT supre, provisoriamente, as lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, avalia produtos não abrangidos por normas técnicas brasileiras.

Sobre normalização, o líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC e assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos, apresentou um panorama das principais normas técnicas ABNT do setor alteradas em 2021 e prioridades para 2022. Segundo Matozinhos, em 2021 foram 289 projetos em discussão nas Comissões de Estudo dos Comitês Brasileiros.

Todo o material está disponível no Portal de Normas Técnicas da Indústria da Construção, que conta com quase 6 mil usuários, e pode ser acessado por todos os interessados.

Dentre as normas publicadas, a NBR 15846, de 13/01/2022, que trata de Revestimento com placas pétreas — Projeto, execução e inspeção de revestimento com placas pétreas fixadas por componentes metálicos para fachadas e paredes interiores de edificações — Requisitos.

Lydio Bandeira, membro Gant/CBIC, informou sobre o estágio atual das mudanças previstas na ABNT NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação.

Sobre a ABNT/CE-002 140.003 – Garantias das Edificações, Roberto Matozinhos enfatizou a importância de o construtor participar da discussão dessa norma técnica. Alertou ainda sobre a confusão de conceitos que está ocorrendo entre prazo de garantia e desempenho do sistema, que pode gerar aumento do prazo de garantia, sem justificativa.

Ao encerrar a reunião, o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, reforçou que a comissão retomará neste ano o seu projeto “Construção 2030” e que o ENIC – Engenharia e Negócios será realizado de 09 a 12/05, em formato virtual, das 17h às 20h.

Acompanhe!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Junho, 2024