Sabia que o Senai Cimatec Park conta com métodos modernos de construção?
O Senai Cimatec Park conta com uma infraestrutura diferenciada no país para atender as necessidades nas áreas de Automação, Conformação e União de Materiais, Química, Mineração, Fármacos, Biotecnologia e Construção Civil. Um dos seus projetos é o Métodos Modernos de Construção (MMC), uma espécie de demonstrador tecnológico para validação de tecnologias e desenvolvimento de protótipos para construção on e off-site pautados em um modelo de governança participativa.
O projeto tem como objetivo desenvolver e integrar tecnologias para a indústria da construção, visando melhorar a eficiência dos negócios oferecendo melhores produtos e qualidade das construções, além de desempenho ambiental, sustentabilidade, previsibilidade dos prazos de entrega com maior desempenho da construção e baixos custos de manutenção.
Trata-se de um modelo de negócio baseado em demandas de empresas de diferentes segmentos, possibilitando consócios, para desenvolver novas tecnologias e fomentar a industrial da construção.
Realiza pesquisa aplicada para o desenvolvimento e validação de produtos inovadores: materiais, componentes, elementos, subsistemas ou sistemas construtivos, promovendo maior competitividade e produtividade para a indústria da construção.
Dentre suas ações:
- Implementar um modelo de fábrica/planta piloto colaborativa para desenvolvimento de pesquisas e protótipos com enfoque na modulação.
- Implementar a construção digital ao longo de todo ciclo de vida da construção
- Propor soluções com potencial geração de patentes e inserção no mercado
- desenvolver testes e validação de tecnologias para a indústria da construção
- Realizar ensaios de controle tecnológico e de desempenho
O assunto tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).