Logo da CBIC
25/02/2022

Sabia que o Senai Cimatec Park conta com métodos modernos de construção?

O Senai Cimatec Park conta com uma infraestrutura diferenciada no país para atender as necessidades nas áreas de Automação, Conformação e União de Materiais, Química, Mineração, Fármacos, Biotecnologia e Construção Civil. Um dos seus projetos é o Métodos Modernos de Construção (MMC), uma espécie de demonstrador tecnológico para validação de tecnologias e desenvolvimento de protótipos para construção on e off-site pautados em um modelo de governança participativa.

O projeto tem como objetivo desenvolver e integrar tecnologias para a indústria da construção, visando melhorar a eficiência dos negócios oferecendo melhores produtos e qualidade das construções, além de desempenho ambiental, sustentabilidade, previsibilidade dos prazos de entrega com maior desempenho da construção e baixos custos de manutenção.

Trata-se de um modelo de negócio baseado em demandas de empresas de diferentes segmentos, possibilitando consócios, para desenvolver novas tecnologias e fomentar a industrial da construção.

Realiza pesquisa aplicada para o desenvolvimento e validação de produtos inovadores: materiais, componentes, elementos, subsistemas ou sistemas construtivos, promovendo maior competitividade e produtividade para a indústria da construção.

Dentre suas ações:

  • Implementar um modelo de fábrica/planta piloto colaborativa para desenvolvimento de pesquisas e protótipos com enfoque na modulação.
  • Implementar a construção digital ao longo de todo ciclo de vida da construção
  • Propor soluções com potencial geração de patentes e inserção no mercado
  • desenvolver testes e validação de tecnologias para a indústria da construção
  • Realizar ensaios de controle tecnológico e de desempenho

Saiba mais

O assunto tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Maio, 2024