ABNT alterou 203 normas afetas ao setor da construção em 2021
A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acompanha, participa e divulga periodicamente todo o processo de normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativo à indústria da construção. De janeiro a outubro de 2021, 203 normas técnicas da ABNT afetas ao setor foram alteradas. Dessas, 181 foram publicadas e 22 canceladas, conforme apresentado no gráfico abaixo.
Destaque também para as movimentações de normas: 200 estiveram em Consulta Nacional e três foram confirmadas (validadas tecnicamente). Essas e outras informações do ano de 2021 podem ser conferidas no informativo ‘Números da Normalização da Construção Civil de 2021′ da CBIC.
O Portal CBIC de Normas Técnicas, plataforma criada e gerida pela Comat/CBIC para acompanhamento e divulgação das normas técnicas do setor, concentra em um único ambiente todas as informações de alterações de normas. Por meio do Portal, os profissionais têm acesso à informação de quais normas estão em revisão, em Consulta Nacional, foram publicadas, confirmadas e caneladas.
Do arcabouço das normas técnicas ABNT, aproximadamente 2.300 são afetas ao setor da Construção. Dessas, 1.319 se aplicam às edificações e compõe o Catálogo de Edificações do Portal CBIC, segundo levantamento referente à novembro de 2021. As normas que se aplicam às edificações podem ser conferidas nos oito capítulos do catálogo eletrônico, de acordo com o processo executivo do empreendimento.
Veja em “Movimentação de Normas” todas as normas que foram alteradas em 2021.
O Portal também dispõe de um Catálogo de Saneamento Básico, checklist eletrônico das normas técnicas ABNT referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. São 682 normas relacionadas, que estabelecem diretrizes que devem ser seguidas pelos profissionais da área, contribuindo para a conformidade do setor.
O Portal é parte integrante do projeto ‘Inovação e Tecnologia’, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e tem a gestão no âmbito do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), da referida comissão.