Logo da CBIC
10/11/2021

CBIC apoia 4º Seminário Internacional: A Era BIM. Inscreva-se!

O Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), com apoio institucional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realiza nos dias 1º e 2 de dezembro, em formato virtual, o 4º Seminário Internacional: A Era BIM.

A 4ª edição do seminário dará continuidade às discussões sobre os desafios envolvidos na adoção da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, considerando as exigências sobre sua utilização em obras e serviços de engenharia contratados por órgãos da administração pública federal, que estão em vigor desde janeiro.

O Brasil deu um passo significativo com o início das exigências, em janeiro de 2021, de utilização da metodologia em obras e serviços de engenharia contratados por órgãos da administração pública federal. A determinação, estabelecida no decreto federal nº 10.306/2020, é parte da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – EstratégiaBIM BR.

Outro marco regulatório importante é a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em abril de 2021. O artigo 19 prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.

Além disso, no cenário global, a pandemia da Covid-19 acelerou discussões sobre a necessidade de adoção da cultura ESG pelas organizações, ou seja, pautada em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Por seu caráter colaborativo e por permitir a avaliação de todo o ciclo de vida de um empreendimento, o BIM apresenta-se como aliado da sustentabilidade.

Oportunidade de atualização sobre as últimas tendências

Direcionado a profissionais técnicos, engenheiros, geólogos, arquitetos e urbanistas, consultores, projetistas, gestores e empresários da construção civil, gestores públicos, desenvolvedores de tecnologias BIM e similares, educadores, cientistas e demais interessados, o evento será uma grande oportunidade para os participantes se conectarem a especialistas nas tecnologias BIM, em suas diferentes aplicações no universo da arquitetura, engenharia e construção.

O evento dará especial atenção ao papel das tecnologias BIM no gerenciamento das informações ao longo de todo ciclo de vida do empreendimento. Outros temas em destaque na programação são: interoperabilidade, financiamento para projetos BIM, inovação, softwares livres e padrões internacionais para aplicação de BIM.

As atividades do 4º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de arquitetura e engenharia consultiva e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM.

Programação

ESTRATÉGIABIM BR | Como estamos evoluindo em relação à diretrizes e ao cronograma do roadmap proposto na Estratégia Nacional de Disseminação do BIM?

O USO DO BIM E AS PRÁTICAS ESG – Compreensão do ciclo de vida dos ativos e o papel dos gêmeos digitais. Como a modelagem da informação pode contribuir com a sustentabilidade dos empreendimentos em suas diferentes etapas.

ISO 19650 E AMBIENTE COMUM DE DADOS – Principais pontos das normas ABNT ISO 19650 – Gerenciamento de informações usando modelagem de informações de construção.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – Pontos críticos da incorporação do BIM às rotinas de trabalho e caminhos para potencializar o uso das metodologias.

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM BIM – Aspectos jurídicos e práticos da experiência em licitar e contratar em BIM. Impactos dos novos marcos legislativos (como a Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021). Uso do BIM no dimensionamento dos cronogramas.

FINANCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM | Linhas de crédito e programas de fomento voltados à transformação digital das empresas de arquitetura e engenharia.

GESTÃO COLABORATIVA DE PROJETOS SOB O CONCEITO VDC – Digitalização de processos, colaboração remota, a metodologia VDC – Virtual Design and Construction e suas interseções com o BIM e outras tecnologias (realidade aumentada, realidade virtual etc).

INTEROPERABILIDADE BIM | Métodos de intercâmbio de dados, para assegurar a interoperabilidade entre plataformas e otimizar processos no desenvolvimento de projetos.

SOFTWARE LIVRE EM BIM | Ferramentas livres para modelagem, principais características, aspectos sobre o seu desenvolvimento, potencial de usos e limitações.

CASES BIM EM PROJETOS E OBRAS | Experiências de empresas públicas e do setor privado com a contratação e o recebimento de projetos e obras utilizando plataformas BIM.

MERCADO E LANÇAMENTOS | Novidades sobre tecnologias para a arquitetura, engenharia e construção.

Inscreva-se e participe!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Junho, 2024