Logo da CBIC
18/10/2021

Enic: especialistas debatem os aumentos nos custos da construção

O primeiro dia do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) contou com o painel “Como sobreviver aos aumentos nos custos da construção?”. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu nomes de peso para debater este assunto de grande relevância para o setor. Durante o encontro, os participantes apresentaram sugestões inovadoras e ações institucionais para reverter os incrementos nos custos.

O vice-presidente financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Póvoa, mediou a discussão e afirmou que todos foram pegos de surpresa com os preços estratosféricos dos materiais de construção. Para a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, os aumentos foram abusivos. “Foram aumentos em proporções de 100, 120%, como nós assistimos em alguns insumos a partir do 2º semestre do ano passado. As empresas conseguem sobreviver somente com o reequilíbrio econômico dos contratos. Nós tivemos esses aumentos impossíveis de serem previstos dentro de qualquer orçamento de obra. O setor precisa continuar trabalhando para ‘limpar’ os canais de importação, que hoje estão obstruídos”, disse a economista.

O presidente da Coopercon-SC, José Sylvio Ghisi, liderou o movimento de importação de aço da Turquia para atender a demanda de 230 empresas brasileiras. “Com todos os problemas de alta nos preços e desabastecimento, nos unimos com empresários do Brasil para trazer navios da Turquia com aço por um custo mais baixo. Foram 40 mil toneladas e 230 empresas construtoras acreditaram em nossos processos. Nossa meta é trazer outro navio com mais 20 mil toneladas até o fim do ano”, ressaltou.

O Presidente da COOPERCON BRASIL, Marcos Pereira Lago, defendeu que é necessário trabalhar em importações de diversos insumos. “Precisamos entender que o canal de importação tem que ser totalmente desobstruído. Aço é apenas um item. Nós temos que começar a trabalhar para trazer mais. Temos que começar a criar um fluxo contínuo de importação. A união é que vai fazer a nossa força”, afirmou.

Já o vice-presidente da CBIC, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho, reiterou que a questão da importação é fundamental para “quebrar as barreiras de pequenos feudos que ainda existem nesse país”.

O painel tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Senai Nacional.

Acompanhe o maior encontro do setor! O evento acontecerá até o dia 21/10 com temas de alta relevância para a indústria da construção. Ainda dá tempo! Inscreva-se! Acesse o site do Enic e sabia mais detalhes: https://enic.org.br/

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2025

Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.