Logo da CBIC
10/03/2021

Sinduscon-CE ajuda construtoras e incorporadoras a revolucionar modo de construir

O Projeto BIM Colaborativo 2021 é uma iniciativa inovadora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e que tem beneficiado diretamente empresas associadas ao Sinduscon Ceará. O principal objetivo do programa é transformar o negócio das empresas da indústria da construção civil com o uso do BIM, de forma colaborativa, com baixo investimento. A iniciativa ajuda as construtoras e incorporadoras a mudarem o seu patamar de competitividade de forma estruturada.

Por meio do Inovacon – Núcleo de Inovação da Construção Civil do Sinduscon Ceará, o braço tecnológico da entidade, o Sinduscon-CE está participando de forma ativa do Programa BIM Colaborativo, com apoio do Sistema Fiec, através do Sesi-CE.

O programa abrange projetistas de arquitetura, estrutura e instalações e empresas construtoras e incorporadoras, visando melhorias no processo de elaboração de projetos, melhorias na coordenação de projetos, na orçamentação das obras, planejamento e redução de retrabalhos no canteiro de obras.

Para o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, o projeto cria condições para as empresas introduzirem essa mudança que vai revolucionar a maneira como projetam, constroem e operam as suas especificações. “O projeto é muito bacana e participam muitas empresas do setor de diversas áreas, o que é capaz de gerar uma troca de conhecimento muito importante sobre a metodologia BIM”, afirmou.

As ações do BIM Colaborativo iniciaram em janeiro de 2021 e seguem até o final de maio deste ano. No Ceará, participam cinco construtoras / incorporadoras e dez empresas de projetistas, dentre eles, escritórios de Arquitetura, Instalações Prediais e Cálculo Estrutural. No programa nacional, são mais 15 escritórios de projetos e incorporadoras de outros Estados do Brasil.

O projeto é dividido em cinco etapas, com fases de:

  • Diagnóstico BIM – Orientada ao alinhamento estratégico da empresa
  • Workshop de alinhamento conceitual, usos, processos BIM e dados de mercado
  • Apresentação das principais soluções de mercado
  • Treinamentos
  • Desenvolvimento do Projeto Piloto com modelagem autoral, coordenação espacial, planejamento e orçamento baseado em BIM

O que é o BIM?

Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, definido como uma filosofia de trabalho, tem como propósito integrar todos os agentes e disciplinas envolvidas no desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases, para desenvolvimento de um modelo virtual que gere uma base de dados que contribuam não só com a concepção e compatibilização de projetos, mas também subsidiam o planejamento, execução, implantação, manutenção e gerenciamento de edificações.

(Com informações do Sinduscon-CE)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024