Logo da CBIC
10/03/2021

ABNT cria Comissão de Estudo de Garantias das Edificações

Foi criada, no dia 26 de fevereiro, a Comissão de Estudo de Garantias das Edificações (CE-002:140.003), que faz parte doSubcomitê Brasileiro de Engenharia de Manutençãopertencente ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002).

A Comissão terá como âmbito de atuação a Normalização no campo de garantias das edificações, compreendendo a aplicação das condições de garantias a serem atendidas nas fases de concepção, construção, entrega, uso, operação e manutenção das edificações, no que concerne à requisitos, diretrizes, procedimentos e generalidades.

Na abertura da reunião, conduzida pela gestora do ABNT/CB-002, Lilian Sarrouf, que contou com cerca de 80 participantes, o presidente da ABNT, Mario William Esper enfatizou a importância da criação da Comissão e da futura norma sobre Garantias das Edificações dando como exemplo os automóveis, “quando você compra um automóvel zero km é obrigado a fazer as revisões periódicas e até paga por isso para ter as garantias, sendo que se não as fizer perde a garantia mínima de três anos, porém, com as edificações isso não acontece. Também temos garantia de cinco anos que consta no código civil, mas os proprietários aguardam o último prazo para poder fazer alguma reclamação. Com a norma será possível, por exemplo, que auditores credenciados possam fazer essa avaliação nas habitações em determinados períodos e verificar se o proprietário fez as manutenções mínimas para ter a garantia final nos cinco anos”.

Com a agilidade da ABNT, principalmente nesse período de pandemia, as normas estão sendo elaboradas no prazo máximo de um ano. A Lei de Liberdade Econômica afeta diretamente a normalização, pois se existir uma norma desatualizada com mais de 3 anos deve-se adotar uma norma internacional. Por esse motivo, é importante a participação ativa na normalização tanto nacional, quanto internacional, para que seja possível defender o posicionamento brasileiro.

Paulo Sanchez, diretor presidente da Associação de Apoio a Normalização da Construção Civil (Cobracon) e Yorki Oswaldo Estefan, membro do Conselho Deliberativo da ABNT também participaram da abertura e destacaram a participação das entidades do setor na elaboração do texto-base que está sendo proposto. São elas:

  • Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc)
  • Câmara Brasileira da Habitação (CBIC),
  • Casa do Mercado Imobiliário (Secovi-SP)
  • Sindicato da Industria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusConSP)

Após a abertura, Nelson Al Assal, diretor de Normalização da ABNT fez uma breve apresentação explicando todo o processo de Normalização e passou a palavra à Lilian Sarrouf para dar andamento à instalação da Comissão.

Mario Willian Esper nomeou como coordenador Yorki Oswaldo Estefan, que fez a indicação dos secretários Fabricio Munhoz e Roberto Matozinhos.

“O texto base proposto para essa Comissão de Estudo foi elaborado por profissionais altamente capacitados e incansáveis, a partir de estudos completos sobre as normativas internacionais e respeitando rigorosamente a legislação em vigor. O principal norte que guiou os trabalhos desse grupo foi de elaborarmos uma norma técnica equilibrada, clara para todos, com embasamento técnico e jurídico que resultasse em uma relação justa, que estimulasse os bem intencionados e resultasse em investimentos e progresso do setor da construção”, ressaltou Yorki Estefan.

“A norma de Garantias das Edificações é de extrema importância para o setor, pois ela tem como objetivo principal estabelecer requisitos e procedimentos na relação incorporador, construtor, prestador de serviços e proprietários das edificações deixando clara as responsabilidades de cada um. Buscamos através dela, obter um marco quanto às condições e prazos de garantia. Importante ressaltar que a Comissão atuará no envolvimento das partes interessadas e agradece antecipadamente as contribuições no desenvolvimento dos trabalhos. É uma honra participar dessa comissão que trabalhará para desenvolver uma norma que setor necessita há tanto tempo”, afirmou Fabricio Munhoz.

“Na minha percepção é grande a expectativa por um instrumento técnico que estabeleça de forma clara as diretrizes que irão nortear a relação entre cliente e as empresas responsáveis pela produção de edificações. Cabe destacar que neste contexto, o texto base proposto nasce do estado da arte das diversas experiências e práticas vivenciadas pelas empresas e profissionais envolvidos principalmente no pós-ocupação. A norma de Garantias das Edificações tem o objetivo de cumprir este papel não só no que tange ao relacionamento, mas ser um importante instrumento para atingir o desempenho esperado das edificações. Honrado pelo convite, aceitei o desafio de apoiar o coordenador Yorki e o secretário Fabrício, no desenvolvimento dos trabalhos da comissão de estudos”, concluiu Roberto Matozinhos.

Para participar entre em contato pelo email [email protected], informando nome completo e interesse em participar da Comissão de Estudo de Garantias das Edificações (CE-002:140.003).

(Com informações da ABNT)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.