Logo da CBIC
29/11/2019

Debates, propostas e ações marcam a celebração de 2019 da ProAcústica

Mais de 100 pessoas participaram da celebração de fim de ano da ProAcústica (Foto: Divulgação ProAcústica).

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor da construção e colaboradores compuseram um público de mais de 100 pessoas que participaram da celebração de fim de ano da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). Entre os convidados, o vice-presidente da área de Inovação e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos, fez questão de frisar que o Manual ProAcústica de Acústica Básica é de suma importância, ressaltando: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do manual, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

A celebração, realizada no dia 26 de novembro, no espaço de eventos Praça São Lourenço, em São Paulo, foi marcada por uma série de atividades.  A Diretoria – composta pelo presidente, vice-presidentes, conselheiros, diretores, coordenadores dos Comitês Técnicos e gerência – apresentou, por meio de talks, uma retrospectiva dos resultados obtidos pela associação desde sua fundação em 2011 até a última gestão, que se encerra em 2019.

A confraternização contou, também, com a posse da nova Diretoria e Conselho Administrativo (2020-2021) e com o lançamento do Manual ProAcústica de Acústica Básica – a mais recente publicação técnica da associação.

Representantes de entidades parceiras, empresas do setor e colaboradores, compuseram um público de mais de 100 pessoas.

 

Dionyzio Klavdianos participa do lançamento do Manual ProAcústica de Acústica Básica

Ao final das explanações do grupo, houve o lançamento do Manual ProAcústica de Acústica Básica, com a participação de  Dionyzio Klavdianos. prefaciante da publicação e vice-presidente da área de Inovação da CBIC, além de presidente da Comat/CBIC e do Sinduscon-DF,

Para Klavdianos, “o advento da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, em 2013, foi um divisor de águas e as construtoras, daqui em diante, após a crise, participarão cada vez mais de forma organizada e coerente, em busca da melhoria constante da qualidade nas práticas construtivas e das normas”. Sobre o manual do qual é autor do prefácio, ele fez questão de frisar: “se todos que constroem conhecessem o conteúdo do Manual ProAcústica de Acústica Básica, as obras brasileiras estariam em outro patamar”.

Veja mais: Dionyzio Klavdianos é autor de prefácio do Manual Acústica Básica

 

Talks abordam resultados do mercado de acústica

O primeiro talk, conduzido pelo vice-presidente de Atividades Técnicas, Marcos Holtz, abordou as questões técnicas e normativas do mercado de acústica como temáticas principais. E reuniu os coordenadores do Comitê Acústica nas Edificações, Davi Akkerman; do Comitê de Acústica Ambiental, Juan Frias, e do Comitê Acústica de Salas, José Augusto Nepomuceno (via online).

Holtz iniciou a explanação destacando os resultados obtidos com a difusão dos seis manuais técnicos; a articulação junto ao poder público que resultou no Decreto do Mapa de Ruído Urbano da Cidade de São Paulo, em 2 de maio de 2019, e o sucesso das ações promovidas com o Inad (Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído) que, em 2020, se tornará nacional.

 Segundo Holtz, “essas ações possuem três pilares: boas práticas, articulação com entidades, e promoção e apoio a eventos na mídia.

Frias e Akkerman deram ênfase à evolução da cadeia produtiva no acompanhamento das revisões de normas técnicas, como a Norma de Desempenho e a NBR 10151, e o engajamento das empresas nas ações que fizeram da ProAcústica uma referência nacional. Entre os aspectos abordados, destaque para o ganho de 32% em inscrições, em comparação com as edições passadas, no Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (Interlab).

Os aspectos institucionais fizeram parte do segundo talk da noite, que contou com a participação dos representantes das Diretorias de Marketing & Comunicação, Recursos Associativos, Relações com o Mercado e Financeira. O atual presidente, Edison Claro de Moraes, do biênio 2018-2019, se despediu de forma simbólica da gestão, agradecendo a todos pelas ações realizadas e pela evolução e fortalecimento da entidade. Edison sublinhou que “a ProAcústica é como se fosse uma criança, que precisa de cuidados”. E convocou todos a “pegarem em sua mão para ajudarem ela a crescer”.

O vice-presidente de Marketing e Comunicação, Luciano Marcolino, ressaltou a importância da participação das empresas associadas nos eventos em que a ProAcústica leva a Ilha ProAcústica, como a Feicon Batimat e a High Design, como forma de manter a visibilidade da entidade na sociedade. Além disso, deu ênfase ao valor da produção de conteúdo por parte dos Grupos de Trabalhos e Comitês Técnicos, das ações de comunicação e marketing e assessoria de imprensa que, segundo ele, “tornam a entidade e as empresas do setor relevantes e geram visibilidade perante outras entidades e a sociedade”.

O vice-presidente Administrativo Financeiro, Alberto Safra, afirmou “que em 2018, o panorama financeiro foi bastante difícil por causa da crise mas, em 2019, com a atividade econômica do país melhorando, a entidade conseguiu recompor o caixa com boa captação de novos associados”. Ele agradeceu o apoio das empresas patrocinadoras e destacou “a importância do apoio na viabilização dos Manuais Técnicos e nas ações de conscientização da população sobre a acústica na qualidade de vida das pessoas”.

Já o vice-presidente de Recursos Associativos, José Carlos Giner, apresentou um panorama do quadro associativo e estabeleceu como meta para 2020, chegar a 100 associados.

A cerimônia de posse da nova diretoria executiva, para o biênio 2020-2021, encerrou a apresentação com as boas-vindas ao novo quadro diretivo da entidade, composto por:

 

Diretoria Executiva | Biênio 2020-2021

Presidente Executivo | Luciano Marcolino

VP Atividades Técnicas | Marcos Holtz

VP Administrativo Financeiro | Alberto Safra

VP Comunicação e Marketing | Carlos H. Mattar

VP Relações com o Mercado | Edison Claro

VP Recursos Associativos | José Carlos Giner

 

Conselho Administrativo | Biênio 2020-2021

Presidente | Omair Zorzi

Vice-Presidente | Eduardo Volkart

Conselheiro 1 (efetivo) | Rafael Schmitt

Conselheiro 2 (efetivo) | Lineu Passeri Jr.

Conselheiro 3 (efetivo) | Rafael Siais Furtado

Conselheiro 4 (suplente) | Cândida Maciel

Conselheiro 5 (suplente) | Olavo Fonseca

Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy

 

Como novo presidente executivo, Luciano Marcolino declarou a honra em assumir a presidência após as gestões de Davi Akkerman e Edison Claro de Moraes. Para ele, “precisamos de renovação, de pessoas que se destacam para assumir posições na diretoria. É importante que tenhamos ideias e pensamentos novos e isso só se faz trabalhando, atuando e ocupando os espaços”.

O discurso destacou metas e objetivos em que deve trilhar a entidade nos próximos anos, como os de:

  • ampliar o quadro associativo, as capacidades técnicas, a visibilidade da entidade e dos associados e a consolidação da acústica no mercado da construção civil; criação de eventos regionais;
  • consolidação e ampliação do relacionamento com outras entidades; e
  • busca por novas fontes de recursos com patrocínios diversos.

 

(Com informações da ProAcústica)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024