Logo da CBIC
20/11/2019

Em entrevista, presidente da CBIC destaca valor da tecnologia para o setor  

Independência do estado e a importância da inovação e tecnologia para o setor. Estas demandas atuais e necessárias para a construção civil serão abordadas no Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019), segundo afirmou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, na manhã desta quarta-feira (20) em entrevistas às equipes da rádio CBN de Maringá e de Cascavel, no Paraná. O evento será realizado na quinta (21) e sexta-feira (22), em Maringá. Faça já sua inscrição. 

Ao ser questionado pelo apresentador Gilson Aguiar, da CBN de Maringá, sobre a crise que o setor enfrentou nos últimos anos e quais medidas estão sendo adotadas para impulsionar uma recuperação, Martins afirmou que, apesar das dificuldades, a construção continua sendo a área que mais movimenta a economia.

“O setor foi muito afetado nos últimos anos com a crise. Chegamos a ter mais de 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada e hoje são 2 milhões. Isso quantifica o tamanho da crise pela qual passamos, mas tenho certeza que em breve a construção será a locomotiva que vai puxar o crescimento do Brasil, e para isso, a tecnologia deve vir junto. A gente espera, daqui para frente, uma melhoria de produtividade e competitividade compatível com aquilo que o setor precisa”, frisou Martins.

Sobre a independência do setor em relação ao Estado, Martins explicou que esse é, sim, um objetivo, mas que depende de uma desburocratização de ações do governo federal que interferem diretamente na rotina da cadeia produtiva.

“Sempre que uma empresa é dependente do Estado ela fica mais travada. Queremos depender mais de investimento privado, mas é preciso garantir segurança jurídica para que isso aconteça, e é no que estamos trabalhando. O Conecti CBIC 2019 é todo focado em formas de inovação, e a transformação que o Brasil está passando é também uma forma de inovação, ou seja, do setor poder viver independente de governo”, comentou.

Ouça a entrevista na íntegra para a CBN Maringá.

Já o apresentador Roberto Benjamin, da CBN Cascavel, perguntou ao presidente da CBIC sobre as novidades que o Conecti vai trazer para os participantes. “Procuramos trazer alguns assuntos bem relevantes como, por exemplo, a questão das cooperativas de crédito. Vamos mostrar como a construção pode ser beneficiada com parcerias cooperativistas, assim como o agronegócio foi”, destacou Martins.

A necessidade do setor em buscar inovações tecnológicas é outro destaque do Congresso, segundo José Carlos Martins. “O setor precisa dar um upgrade para o futuro, saindo das travas que foram criadas ao longo dos anos, para poder fazer melhor, mais rápido e com um custo menor”, disse.

O planejamento das cidades a longo prazo também foi lembrado na conversa. “As políticas de Estado, e não de governo, são uma necessidade. Essa descontinuidade das ações é prejudicial. A sociedade civil deve fazer sua parte, se mobilizando e levando suas considerações para o governante executar. A palavra chave do momento é planejamento”, ressaltou Martins.

Promovido pela CBIC, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), e realizado pelo Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste), o Conecti CBIC 2019 contará com painéis que têm interface com os projetos da CBIC ‘O Futuro da Minha Cidade’ e ‘Ética e Compliance na Construção’, que são correalizados pelo Sesi Nacional, e ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ e ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’, realizados em conjunto com o Senai Nacional. Confira a programação.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024