Logo da CBIC
19/11/2019

Gant discute revisão das normas de perícia, impermeabilização e desempenho

As revisões da norma Perícias de Engenharia na Construção Civil, das normas técnicas do Comitê Brasileiro de Impermeabilização e da norma de Desempenho foram os temas da reunião realizada pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), nesta terça-feira (19), via videoconferência.

O grupo faz parte da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) e vem trabalhando em ações nacionais de disseminação do Processo de Normalização e estruturação de Grupos Regionais de discussão de normas.

Priscila Freitas, consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai-BA), coordenadora do Grupo de Acompanhamento de Normas da Bahia e representante do Gant na CE-002:134.003, apresentou as principais alterações referentes ao texto do Projeto de Revisão ABNT NBR 13752 Perícias de Engenharia na Construção Civil, e seus possíveis impactos no setor da construção.

A consultora destacou os números referentes às alterações que foram feitas na norma. “O nosso estudo resultou em 40% dos conceitos removidos, 39% remanescentes, 20% novos e apenas 1% sem consenso, que foi o caso da perícia indireta.”, frisou.

Priscila afirmou que a vistoria de entrega e recebimento do imóvel é um tópico importante, mas a perícia de desequilíbrio econômico é a menina dos olhos da revisão. “Essa perícia visa resguardar os construtores do que efetivamente foge ao controle deles nos gastos, e que podem gerar, por exemplo, obras paradas e quebra de empresas”.

Já a exposição do escopo de normas técnicas do Comitê Brasileiro de Impermeabilização – ABNT/CB-022, foi feita pela gestora Maria Amélia Silveira, do ABNT/CB-022 e pelo diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), José Miguel Morgado, que afirmou que atualmente existem 26 normas técnicas relacionadas à impermeabilização, além de duas ISO e 4 Normas Regulamentadoras.

O vice-presidente da área de Inovação da CBIC e presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Antônio Martins Klavdianos, comandou a conversa sobre as sugestões para a revisão da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (ABNT NBR 15.575). A primeira reunião do grupo de trabalho da Comissão de Estudo de Revisão da Norma de Desempenho aconteceu no dia 13 de novembro.

Os principais pontos de revisão que estão sendo pensados para as temáticas de acústica, térmica e lumínica, tiveram um alto nível de discussões e de considerações feitas pelos especialistas, de acordo com Klavdianos. “As sugestões feitas foram muito válidas, onde ficou claro que há questões a serem testadas e avaliadas, e essa é a intenção dos grupos, pois a CBIC poderá ter um papel de organizar as sugestões do setor.”, frisou.

A ideia de utilizar o canal da Comat/CBIC por aqueles que querem agregar ao processo também foi considerada. “Vamos internalizar discussões, aprofundar as ideias, e propor formas de melhorias por meio de um texto consolidado com nossas considerações. O objetivo é que a CBIC continue contribuindo para o processo de evolução nessa revisão, como está desde o início”, explicou Klavdianos.

O líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC, Roberto Matozinhos, também destacou o alto nível da reunião do grupo de trabalho para a revisão da norma ABNT, mas fez um contraponto sobre as proposições que devem ser feitas para o texto final. “Estou aguardando mais informações de como será o projeto para a edificação de referência, por exemplo, para saber o que vai mudar dentro dos processos construtivos e, a partir daí, fazer as proposições”, ressaltou.

Os assuntos tratados na reunião integram o projeto ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’ da CBIC com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024