Logo da CBIC
18/07/2019

BIM Colaborativo define novas metas para setor imobiliário de Brasília

A primeira reunião do Grupo de Trabalho BIM Colaborativo, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), ocorreu ontem (17/07), em Brasília, com a participação de representantes de nove das 16 empresas participantes do projeto piloto.

O projeto piloto BIM Colaborativo, que visou viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário da região, é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF).

A reunião foi coordenada pelo presidente do Sinduscon-DF e da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, que destacou o sucesso da iniciativa e reiterou a disposição das entidades em continuar evoluindo no apoio à implantação do BIM, de forma sistêmica, na indústria da construção.

“O objetivo maior do GT deve ser ajudar a fazer com que o BIM permeie Brasília”, Dionyzio Klavdianos.

Após o debate de ações prioritárias a serem desenvolvidas pelo grupo, acordou-se que será elaborado um plano de trabalho inicial para ser consensado na próxima reunião, agendada para o dia 21 de agosto.

“A reunião reforçou a necessidade de darmos continuidade ao trabalho de rastrear dificuldades e facilidades na implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Este é um trabalho coletivo, onde é possível compartilhar os custos, dividir as experiências, bem como traçar metas importantes”, destaca Fabiana Curado, diretora de projetos da Síntese, associada ao Sinduscon-DF.

Representantes de empresas do DF participam de reunião do BIM Colaborativo
Durante o encontro foram definidos dois pontos relevantes:
  • Elaboração do BIM Mandate, onde a construtora define o que ela quer com a utilização do BIM
  • Formas para viabilizar o acesso aos softwares BIM, para que as empresas possam trabalhar.

“O foco é encontrar valores mais acessíveis e formas de trabalho coletivo, para seguirmos trabalhando pela implementação e difusão deste mercado, buscando sua expansão”, destaca Fabiana Curado.

Próximos passos

A iniciativa começou em outubro do ano passado e contou com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado.

A metodologia foi composta de workshops, alinhamento conceitual, estudos dos processos e objetivos da implantação do BIM para as empresas participantes, que aprenderam a utilizar a inovação de acordo com a especialidade da empresa e o sistema de gestão por ela aplicado.

O objetivo agora é dar continuidade e apoio às empresas e perenizar o ambiente de integração e cooperação entre o grupo, que é formado por diversas partes da indústria.

O BIM é um dos temas trabalhados pela CBIC no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, correalizado pelo Senai Nacional.

 

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024